Projeto isenta doadores de sangue de pagarem rotativo em Ponte Nova

por Mateus Pires publicado 11/09/2023 18h10, última modificação 11/09/2023 18h43
Se virar lei, o benefício ficará restrito ao tempo de doação e à região próxima à sede do Hemominas
Projeto isenta doadores de sangue de pagarem rotativo em Ponte Nova

Imagem: divulgação/Prefeitura de Ponte Nova

Condutores de veículos que também são doadores de sangue poderão ser beneficiados por um Projeto de Lei Complementar (PLC) em tramitação na Câmara de Ponte Nova. A proposta, apresentada pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), pretende isentar do pagamento do estacionamento rotativo as pessoas que estiverem em procedimento de doação na sede do Hemominas, no Município.

O autor do PLC do Legislativo nº 06/2023 argumenta, na exposição de motivos da proposta, que a isenção é instrumento adicional de incentivo ao gesto de doação de sangue e que há dificuldade de estacionamento na região da sede do Hemominas. Dr. Wellerson ainda destaca que o processo de doação de sangue é demorado e demanda atenção e estímulos pelo poder público.

De acordo com o Projeto, a isenção será restrita aos arredores do Hemominas e aos doadores durante o tempo em que estiverem na sede da Instituição para realizar o procedimento. Além disso, por meio de um regulamento a ser desenvolvido em parceria com o Hemominas, os veículos isentos deverão ser identificados por meio de um cartão ou outro meio ainda a ser definido.

O PLC do Legislativo foi encaminhado, na Reunião Plenária da última quarta-feira (6), para ser analisado pelas Comissões de Finanças, Legislação de Justiça (CFLJ), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM).

Nas Comissões, os parlamentares recebem o suporte da Assessoria Legislativa e da Procuradoria da Câmara. Após a emissão de pareceres pelos grupos, a matéria poderá seguir para discussão e votação em plenário por todos os vereadores.