Projeto inclui noções de primeiros socorros a recém-nascidos no programa de pré-natal em PN

por Imprensa — publicado 21/09/2021 17h31, última modificação 21/09/2021 17h31
Um Projeto de Lei em tramitação na Câmara visa a instituir a obrigatoriedade de o município prestar aos pais, ao final da gravidez, orientações para a correta prestação de primeiros socorros aos recém-nascidos

Imagem ilustrativa/ divulgação/ André Rodrigues/ Governo do Amapá

As comissões de Finanças, Legislação e Justiça (FLJ) e de Serviços Públicos Municipais (SPM) da Câmara de Ponte Nova estão analisando o Projeto de Lei (PL) do Legislativo 24/2021. A matéria é assinada pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e dispõe sobre a inclusão de orientações aos pais para primeiros socorros aos recém-nascidos no calendário de atendimentos do pré-natal no município.

Para o autor, o projeto tem o objetivo de evitar o agravamento das condições de saúde do bebê durante possíveis ocorrências de deglutição, aspiração de corpos estranhos, nos casos de engasgos ao se alimentar ou se sentir falta de ar ou asfixia. Em situações assim, os pais estariam capacitados a prestarem um atendimento emergencial e instruídos a praticarem demais cuidados básicos.

O projeto determina que os assuntos a serem abordados nas ações de orientações serão: cuidados ao transportar ou acomodar o recém-nascido para evitar quedas; cuidados e passo-a-passo para o banho; procedimentos para curar o umbigo; amamentação com leite materno e eventual complementação; manejo para o caso de deglutir ou aspirar corpo estranho; manobras de emergência em situações de engasgos, falta de ar ou asfixia; lidar com situações de morte súbita.

O texto poderá ser discutido e votado por todos os parlamentares após a emissão de parecer pelas comissões.