Professor pede apoio para alunos participarem de competição internacional
O chefe do Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Laércio Alves da Silva, participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (24). O docente abordou sobre a participação do Curso na 30ª edição do Interamerican Moot Court Competition (IAMOOT), que vai acontecer nos Estados Unidos em maio, e solicitou apoio para viabilizar a participação dos alunos.
“O Curso de Direito, de alguns anos para cá, tem tentando dar passos um pouco mais largos, não ser apenas uma escola de formação de advogados, de juízes, mas de fato tem buscado cumprir um papel social ainda maior, não só em Viçosa, mas em toda a região”, disse o professor.
Fernando explicou que o Curso possui, desde 2022, o Grupo de Estudos em Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GeSidh), que tem o objetivo de “trazer para a nossa realidade local a concepção de que os direitos humanos são reais, são presentes”. Ele acrescentou que “a ideia central do Grupo é, primeiro, trazer essa proximidade e, ao mesmo tempo, estabelecer-se como um canal de diálogo, de aprendizado para os nossos estudantes e diálogo com as comunidades”.
O docente destacou que o GeSidh atua em três vertentes: em relação ao ensino; à pesquisa; e à extensão. Entretanto, devido à carência orçamentária, os projetos ficam fragilizados, como a possibilidade de os alunos participarem do IAMOOT.
“Muitas das nossas iniciativas acabam brecadas, ou nos exigindo um esforço maior para tentar levá-las adiante. Uma dessas iniciativas é, exatamente, a participação nesta competição internacional: a Interamerican Moot Court Competition, que basicamente é uma competição de julgamentos simulados em direitos humanos”, explicou.
Segundo Fernando, a participação dos acadêmicos na competição é importante para treinar suas habilidades. “O objetivo primeiro é preparar os nossos estudantes para que consigam se portar e defender bem as questões de direitos humanos perante as mais diversas cortes, seja aqui perante a Vara Cível Criminal de Ponte Nova, seja perante a Vara Federal de Ouro Preto, seja perante o Supremo Tribunal Federal (STF), seja perante a Corte Interamericana lá na Costa Rica”.
O professor lembrou que o Curso possui bons resultados, em edições anteriores, no IAMOOT e contou como o Departamento tem feito para tentar viabilizar a participação dos acadêmicos.
“Estamos fazendo vaquinhas, rifas, solicitando apoio dos mais diversos em favor dos nossos estudantes, entendendo que não é uma atuação que vai favorecer apenas dois, três, quatro estudantes que vão, mas é uma atuação que acaba reverberando em prol de outras situações, de outros estudantes para além da UFV”, finalizou.
Por fim, Fernando divulgou o canal para recebimento de doações: 5376382@vakinha.com.br.
Os vereadores agradeceram a presença do participante, colocaram a Câmara à disposição e destacaram a importância da educação para a formação de profissionais qualificados.
O vídeo da Reunião Plenária de 24 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.