Presidente do Consepis pede apoio na liberação de recursos
O presidente do Conselho de Segurança Pública e Integração Social (Consepis), Eduardo Henrique Soares, participou da Tribuna Livre da reunião plenária dessa quinta-feira (11). Ele pediu apoio dos vereadores para intermediar junto ao Executivo a liberação de recursos destinados à organização por meio de emendas impositivas definidas em 2024 para este ano.
De acordo com Eduardo, o dinheiro ainda não foi repassado ao Conselho devido a mudanças no projeto da obra da Delegacia Regional de Ponte Nova. “Recursos ofertados pelos legisladores da gestão passada, através de emendas impositivas para compra de camas hospitalares, cadeira de roda de banho, muleta e outros, construção de um muro no 3º Pelotão da CBM [Corpo de Bombeiros Militar] e outros. [...] Estamos esbarrando na obra de Depol – Delegacia Regional de Ponte Nova –. Obra essa que o Dr. Carlos, nosso delegado regional, fez mudanças no projeto para servir melhor à população”.
As alterações demandaram retificação do projeto no momento da prestação de contas, segundo Eduardo, gerando mais tempo para execução. “Estivemos com Sandra, que é secretária executiva do prefeito, que informou sobre a questão de tempo, pois, com as mudanças feitas, a obra venceu o tempo de execução. [...] Não tínhamos conhecimento de que obra terminada fora do prazo, mesmo que esteja 100% correta, como nota fiscal de pagamento e comprovante fotográfico, o tempo [maior de execução] teria que ser pedido e protocolado”.
O presidente do Consepis disse que, diante da situação, o delegado regional, Carlos Roberto Souza, detalhou sobre a necessidade das alterações e o atraso na execução da obra em um termo de convalidação enviado à Prefeitura. Eduardo também falou que representantes do Executivo estão sendo solícitos e atenciosos quanto à situação.
“O que eu peço a esta Casa é que nos ajude – eu sei que nós estamos nos 45 minutos do segundo tempo – que o Executivo consiga empenhar esse dinheiro que os senhores nos doaram, no ano passado, para este ano, porque uma vez fazendo empenho, temos a garantia de que o muro do CBM saia, de que algumas das camas hospitalares saiam, enfim, de que os recursos vão ser bem aproveitados”, disse.
Eduardo ressaltou que os recursos são muito importantes para o município: “estamos falando de uma quantia que vai fazer muita diferença tanto na integração social quanto na segurança pública. A Polícia Militar conseguiu uma outra instituição para repassar o recurso, mas o Bombeiro não tem o tempo hábil para tal, assim como o Consepis também não tem”.
Após a fala do presidente do Consepis, os vereadores agradeceram a participação dele e o parabenizaram pelo trabalho à frente do Conselho. Também agendaram, para esta sexta-feira (12), uma reunião com integrantes da Prefeitura para discutirem a respeito da liberação dos recursos.
O vídeo da reunião plenária de 11 de dezembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.