Possível fechamento da Central de Regulação de Leitos de PN é repudiada na Tribuna Livre

por Rachel Monteiro publicado 22/10/2025 12h55, última modificação 22/10/2025 12h55
Ieda Maria Sipoli da Silva, profissional de regulação, disse que o Governo Estadual pretende centralizar o serviço em Belo Horizonte e pediu que os vereadores intervenham para que a regional não seja desativada
Possível fechamento da Central de Regulação de Leitos de PN é repudiada na Tribuna Livre

Ieda Maria Sipoli da Silva

Os vereadores receberam, na Tribuna Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (20), a profissional de regulação da Central de Regulação de Leitos (SUSFácil) de Ponte Nova Ieda Maria Sipoli da Silva. Ela defendeu a manutenção dos serviços da Central e repudiou o possível fechamento. Segundo ela, o Governo do Estado pretende centralizar toda a regulação dos leitos em Belo Horizonte, desativando assim todas as centrais regionais, como a de Ponte Nova.

Ieda, que trabalha há 19 anos na Central de Regulação, disse que o fechamento da Central Regional, se concretizado, é uma medida inconstitucional e representa um retrocesso à saúde pública. “O Sistema Único de Saúde é sustentado pelos princípios da regionalização e da descentralização justamente para que cada território tenha autonomia e possa responder com agilidade às suas próprias demandas. Centralizar tudo em Belo Horizonte é negar o direito da população do interior de ter atendimento rápido, humano e eficiente”, destacou.

Ela afirmou que além do prejuízo assistencial, haverá ainda um grave impacto social, uma vez que centenas de funcionários serão demitidos, afetando famílias inteiras. “Sem falar no transtorno que essa mudança causará aos hospitais da região que dependem da nossa mediação diária para garantir a fluidez dos atendimentos e a busca por leitos”, ponderou.

Ao final de sua explanação, Ieda agradeceu a oportunidade de participar da Tribuna e pediu que os vereadores se posicionem em defesa da manutenção da Central de Regulação de Ponte Nova.

Ela solicitou ainda que eles encaminhem um ofício de repúdio à proposta e que o Estado ouça os profissionais e os municípios antes de tomar uma decisão que afetará diretamente milhares de mineiros. “Não estamos lutando apenas por nossos empregos, estamos lutando por um atendimento humano, ágil e justo que respeite a vida e a dignidade de cada cidadão”, finalizou.

Os vereadores agradeceram a participação de Ieda e a parabenizaram pela coragem de se manifestar. Eles ainda enfatizaram que o trabalho da Central de Regulação de Leitos é indispensável para o município e afirmaram que enviarão ofício a deputados estaduais cobrando uma ação rápida para que o fechamento da Central não aconteça.

Tribuna Livre

A tribuna livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico.

O vídeo da reunião plenária de 20 de outubro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: