Ponte Nova sediará oficinas Interlegis do Senado Federal

por Imprensa — publicado 27/12/2019 16h05, última modificação 08/10/2020 14h28
O treinamento vai acontecer entre os dias 10 e 14 de fevereiro; servidores de Câmaras de outros municípios podem participar

A Câmara de Ponte Nova vai sediar em fevereiro duas oficinas do Interlegis, um programa do Senado Federal de apoio ao Poder Legislativo brasileiro. O treinamento é destinado a servidores do Legislativo de Ponte Nova e de outros municípios, com limite de duas inscrições por Câmara, e é gratuito.

Os cursos vão acontecer entre os dias 10 e 14 de fevereiro e serão ministrados pelo servidor do Interlegis José Bonifácio de Góis Júnior. A inscrição para o evento deve ser feita no site do Interlegis.

Oficina de SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) 3.1

Quando: 10 e 11/02 – 9h às 18h e 12/02 – 9h às 12h

Ementa:

Conhecendo o SAPL 3.1 em pleno funcionamento; consultas a casas legislativas que já o utilizam; inserindo dados: da casa legislativa, da legislatura, das sessões legislativas, dos partidos políticos, dos tipos de comissões, do período de composição das comissões, dos cargos das comissões e da Mesa Diretora, do quórum para votações.

Inserindo dados: dos parlamentares, das comissões, das composições das Comissões Permanentes, das matérias legislativas, dos tipos de proposituras, dos tipos de documentos, dos regimes de tramitação e origem.

Autorias; criação e recebimento de proposições; tramitação de Matérias Legislativas; ordem do dia; Sessão Plenária, oradores, discursos, votação de matérias; painel eletrônico; trabalhando com normas jurídicas – cadastros e consultas diversas utilizando filtros; relatórios, gerenciamento de usuários.

Dúvidas, sugestões e outros questionamentos.

Oficina de Portal Modelo – sistema de gerenciamento de conteúdos na internet

Quando: 12/02 – 14h às 18h e 13 e 14/02 – 9h às 18h

Ementa:

Gestão do conteúdo: conhecendo o Portal Modelo; casos de sucesso; inserir pasta e álbum de fotos; criar Item de Notícia no Portal; publicar vários Itens; inserir página para listar os vereadores; alterar o modo de visualização da pasta; alterar o menu de navegação; criar enquete e evento no Portal; inserir links internos e externos.

Administração do Portal: criar usuários e grupos; adicionar usuários no grupo; atribuir papéis para os grupos; testar a funcionalidade do papel atribuído ao grupo de Editores; integrar o Portal com o SAPL.

Customização do Portal: modificar as cores e o rodapé do Portal; alterar a logo e o banner; customizar as caixas laterais do Portal; desfazendo as alterações.

INTERLEGIS

O Interlegis é um Programa do Senado Federal criado em 1997. É executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo. O Primeiro-Secretário do Senado é o Diretor Nacional do Interlegis.

O objetivo do Interlegis é fortalecer o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.