Ponte Nova pode proibir soltura de fogos de artifício barulhentos

por Imprensa — publicado 06/04/2021 17h54, última modificação 06/04/2021 17h54
Projeto de Lei apresentado pelo vereador Zé Roberto Júnior autoriza apenas a queima de artefatos sem estampidos ou com ruídos de baixa intensidade
Ponte Nova pode proibir soltura de fogos de artifício barulhentos

Imagem de Christel SAGNIEZ por Pixabay

As comissões de FLJ (Finanças, Legislação e Justiça), SPM (Serviços Públicos Municipais) e DMA (Defesa do Meio Ambiente) da Câmara de Ponte Nova vão analisar o PLC (Projeto de Lei Complementar) 1/2021. A matéria foi encaminhada pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), durante a reunião plenária virtual dessas segunda-feira (5).

O projeto tem como autor o vereador Zé Roberto Júnior (REDE). A proposta proíbe a queima de artefatos pirotécnicos de efeitos sonoros prejudiciais no município.

Se aprovada, a nova regra vai alterar o Código Municipal de Posturas (Lei Complementar nº 3.027/2007). Dessa forma, será permitida apenas a soltura de fogos de artifício que produzam efeitos visuais sem estampidos ou com efeitos sonoros de baixa intensidade, sempre abaixo de 50 decibéis (dB).

De acordo com o vereador Zé Roberto Júnior, a proposta vai beneficiar a população como um todo, inclusive os animais em geral, que por terem uma acuidade auditiva muito maior que a dos humanos sofrem bastante com os explosivos.

A discussão e a votação da matéria em plenário pelos vereadores acontecerão após a emissão de parecer pelas comissões.