Ponte Nova ganha 14 novos cidadãos honorários em sessão solene
Os 14 novos cidadãos honorários de Ponte Nova receberam, em sessão solene realizada na Câmara, nesta sexta-feira (24), os diplomas da homenagem. O evento reuniu amigos e familiares dos agraciados no Plenário João Mayrink e representou um momento especial para todos os presentes. Veja as imagens a seguir.
A mesa diretora do evento foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Wellington Neim (PP), pelo vice-presidente, Pastor Fabiano (Avante), pelo secretário, Marcinho de Belim (PDT), pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante), pela vice-prefeita, Aninha de Fizica (PSB), pelo Capitão Thiago Jaime Guimarães, que representou a PM, e pelo presidente do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza, José Bueno de Magalhães.
O evento teve a participação do cantor e compositor ponte-novense Cícero Moreno. A Câmara de Ponte Nova inclui apresentações musicais nas solenidades como forma de incentivo às manifestações culturais e à classe artística ponte-novense.
Cícero cresceu cercado pela música. Aprendeu a tocar violão com o pai e os irmãos e desde os nove anos já encantava com a voz e o talento. Em 1991, venceu seu primeiro festival em Urucânia com a canção “Será”, de sua autoria, e dali em diante nunca mais parou. Levou sua arte a bares, palcos e eventos por toda a região da Zona da Mata, gravou três CDs e, em 2013, lançou o álbum “Corpo, Alma e Coração”, reunindo 14 faixas inéditas. Com “Licença Poética”, representou Minas em festivais, incluindo o Festival Tom Jobim, em Brasília, e viveu momentos marcantes, como dividir o palco com o cantor Sérgio Reis.
Homenageados e os vereadores que os indicaram
Alan Gomes da Costa – vereador Gustavo de Fizica (MDB);
Andrina Aparecida Breguêz Rocha Nogueira – vereador Careca Totinho (Avante);
Antonio Batista de Carvalho – vereador Thaffarel do Povo (PSB);
Edite Moreira Hermenegildo – vereador Zé Osório (PSB);
Fabiana Oliveira Gonçalves – vereador Pastor Fabiano (Avante);
Fabiano Galdino Vieira – vereador Wellington Neim (PP);
Fábio Reder Ker Moreira – vereador Wagner Gomides (PV);
Lohanna Souza França Moreira de Oliveira – vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV);
Luciano Vilas Boas Espiridião – vereador Guilherme Belmiro (PT);
Mário de Paula Franco Júnior – homenageado pelos membros da Mesa Diretora;
Pedro Brum da Silveira Ferraz – vereador Rubinho (PP);
Roberto José de Queiroz Crepaldi – vereador Marcinho de Belim (PDT);
Vítor Inêz de Castro Moreira – vereadora Fernanda Bitenco (Agir);
Wagner Rodrigo de Lima – vereador Emerson Carvalho (PP).
A homenagem
O título de Cidadania Honorária é concedido desde 1963. De acordo com a Resolução nº 21/2012, a homenagem é conferida a pessoas físicas, não natas de Ponte Nova, em relação às quais o poder público municipal reconheça a condição de ponte-novense por afeição, decorrente dos vínculos familiares estabelecidos, ou em reconhecimento de sua contribuição para o desenvolvimento e engrandecimento de Ponte Nova. Nos últimos anos, a outorga da homenagem tem ocorrido durante a programação comemorativa do aniversário do município.
A proposta de concessão da homenagem de Cidadania Honorária ponte-novense é apresentada por meio de projeto de resolução, que depois de analisado por uma comissão especial, deve ser aprovado pelo plenário. Cada projeto contém um resumo das biografias dos homenageados.
As imagens do evento estão disponíveis por meio deste link.
O vídeo da sessão solene de Cidadania Honorária 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.