Ponte Nova coordenará polo do Parlamento Jovem de Minas

por Divisão de Comunicação — publicado 15/12/2021 17h15, última modificação 15/12/2021 17h15
Participam também do Polo Vale do Piranga as Câmaras Municipais de Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia.
Ponte Nova coordenará polo do Parlamento Jovem de Minas

Escola do Legislativo de Ponte Nova coordenará as atividades do Polo Vale do Piranga em 2022

Em 2022, a Câmara de Ponte Nova participará, pelo sexto ano consecutivo, do Parlamento Jovem (PJ) de Minas. A notícia foi dada na Reunião Plenária do dia 2 de dezembro, quando o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), anunciou que em reunião de coordenadores do PJ decidiu-se que, no próximo ano, a Escola do Legislativo de Ponte Nova coordenará o novo Polo Vale do Piranga, composto também por Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia.

A reunião que em que foi definida a criação do Polo Vale do Piranga foi organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Anualmente, o Poder Legislativo Estadual reúne os coordenadores dos municípios inscritos para participar do PJ do ano seguinte. A Câmara de Ponte Nova foi representada pelo Agente Administrativo Educacional e Coordenador de Ensino da Escola do Legislativo, Ricardo de Melo Costa Júnior.

De 2017 a 2019, Ponte Nova fazia parte do Polo Caparaó, que ano passado passou a ser denominado de Zona da Mata III. A ideia de um polo com municípios do Vale do Piranga surgiu em conversas dos vereadores Pracatá e Wagner Gomides (PV), Coordenador Técnico da Escolado Legislativo, com os vereadores Gerson Ramos (Urucânia) e Vinicius Bragione (Oratórios). Com a criação do polo, eles vislumbram o fortalecimento da educação política na região e a possibilidade de envolver outros municípios do Vale do Piranga nas próximas edições do PJ.

Parlamento Jovem

O PJ é um projeto de educação política voltado a jovens do ensino médio desenvolvido em parceria da ALMG com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2021, o projeto completou 18 anos de atividades que proporcionam aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

PJ 2022

Saúde Mental do Jovem é o tema da edição do próximo ano do PJ. O assunto foi escolhido por 230 estudantes do ensino médio, em votação remota realizada em 30 de setembro. Os subtemas que serão abordados durante as atividades são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.