PL que institui Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino em PN é aprovado na Câmara

por Rachel Monteiro publicado 15/05/2025 18h02, última modificação 15/05/2025 18h02
O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 07/2025 é de autoria das vereadoras Fernanda Bitenco (Agir) e Suellenn Fisioterapeuta (PV)

Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (12), o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 07/2025, que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino no calendário oficial de eventos no Município e dá outras providências. Assinam a matéria as vereadoras Fernanda Bitenco (Agir) e Suellenn Fisioterapeuta (PV). Para começar a valer, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante).

Na Exposição de Motivos que acompanha o Projeto, as parlamentares avaliam que a proposta é de grande importância para o Município, uma vez que reconhece e valoriza o papel fundamental das mulheres no desenvolvimento da economia local. “Ponte Nova, uma Cidade cujo crescimento é em grande parte impulsionado pelo comércio, tem, em suas empreendedoras, um pilar de sustentação e inovação”.

Durante a discussão da matéria, Suellenn ressaltou: “eu fiz uma pesquisa. Em 31 anos que existe homenagem de Mérito Empresarial em Ponte Nova, apenas duas mulheres foram homenageadas. E durante o mandato passado, com todos os homenageados aqui, 90% são homens. Isso não é uma militância. Mas é uma realidade que deve ser modificada. Porque nós, mulheres, ocupamos lugares hoje importantíssimos. Nós, mulheres, hoje lideramos espaço, somos líderes de empresas e também merecemos essa Semana do Empreendedorismo para que elas possam realmente demonstrar o seu trabalho, a sua luta e as suas conquistas”.

Tramitação

Antes de ser discutido e votado em Plenário, o PLL foi analisado pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM). Ambas emitiram parecer favorável sobre a proposta.

O vídeo da Reunião Plenária de 12 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.