PL da Política de Cuidado Integral às Pessoas com Alzheimer e outras Demências começa a tramitar na Câmara

por Rachel Monteiro publicado 04/02/2025 16h45, última modificação 05/02/2025 17h30
O Projeto de Lei do Legislativo nº 02/2025, de autoria da vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV), entrou na pauta da Reunião Plenária dessa segunda-feira (3)
PL da Política de Cuidado Integral às Pessoas com Alzheimer e outras Demências começa a tramitar na Câmara

Vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) na Reunião dessa segunda-feira (3)

A Câmara recebeu, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (3), o Projeto de Lei (PL) do Legislativo nº 02/2025. De autoria da vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV), o PL institui a Política Municipal de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências.

Na Exposição de Motivos que acompanha o Projeto, Suellenn argumenta que o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população têm sido acompanhados pelo elevado número de pessoas com doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer e outras demências.

Outro propósito do Projeto, segundo a parlamentar, é conscientizar tanto a população geral quanto os profissionais de saúde sobre a importância de detectar precocemente as doenças que causam demência; assim como o cuidado contínuo. Ela observa que muitas vezes o diagnóstico é tardio devido à falta de informação.

Durante a Reunião, a vereadora ressaltou que o Projeto é amplo e envolve ações de saúde, apoio psicológico, fisioterápico; além de dar suporte e capacitação a todos os familiares que cuidam dos idosos com Alzheimer ou outras Demências. “Um Projeto muito importante e que vamos humanizar mais as políticas públicas do nosso Município”, afirmou.

Tramitação

O Projeto foi encaminhado para as Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM) e de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) para análise e emissão de parecer.

O PL e todos os documentos gerados durante sua tramitação podem ser acessados no site da Câmara.