Pedido de informações sobre serviço de canil pauta Requerimento
Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (18), o Requerimento de informações nº 122/2025, da vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV). No documento, ela solicita ao Executivo informações sobre o serviço de canil contratado pelo Município. A Prefeitura tem até 15 dias para apresentar as respostas.
A parlamentar questiona quais os valores enviados ao serviço de canil anualmente, o número de zoonoses registradas de 2021 até o momento, e se há investimento direto da Prefeitura em campanhas de castração. Ela ainda pede que o Executivo encaminhe os dados dos investimentos realizados entre 2021 e 2024 e no ano de 2025 até o momento.
Durante a discussão e votação do Requerimento na reunião, Suellenn ressaltou: “alguns alunos da UFV que estão em tese de mestrado e doutorado tentaram contato com a Secretaria de Meio Ambiente pedindo essas informações, porém não obtiveram os dados de forma completa. E também para que tenhamos ciência dos valores que são gastos, de como está. A gente sabe que a situação do canil em nosso município é preocupante, então aguardar esses 15 dais para que possamos também ver a necessidade de ajuda através de deputados com emendas parlamentares para que a gente possa mudar a triste realidade do canil no nosso município”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 18 de agosto de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.