Pedido de informações sobre condições de calçadas do Município motivam Requerimento
Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, na Reunião Plenária do dia 16, o Requerimento de informações nº 105/2025, de autoria do vereador Zé Osório (PSB). Nele, o parlamentar solicita ao Executivo informações sobre condições de passeios e calçadas de Ponte Nova. A Prefeitura tem até 15 dias para apresentar as respostas.
No documento, o vereador questiona, dentre outros, se existe algum projeto de revitalização ou plano de melhorias para os passeios e calçadas nos bairros Palmeiras, Guarapiranga ou em outras áreas do Município; se há equipe de fiscalização ativa para verificar o cumprimento da legislação quanto à manutenção, nivelamento, conservação e acessibilidade dos passeios pelos proprietários; e qual o número de notificações e/ou autuações realizadas nos últimos 12 meses referentes a irregularidades em calçadas.
Na Reunião, Zé Osório disse que tem recebido diversas reclamações sobre as condições das calçadas.
“Essa questão dos passeios e calçadas em Ponte Nova realmente é um risco iminente. [...] Já presenciei em Palmeiras pessoas caindo, tropeçando. [...] É fundamental e acho que é de suma importância que a Administração coloque isso como um plano de urgência nas ações dela. [...] A gente precisa realmente que os nossos passeios e calçadas tenham uma atenção especial, principalmente na área comercial. Tanto faz em Palmeiras como aqui na ‘Cidade’, passeios danificados, quebrados, com todo o tipo de problema”.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 16 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.