Patrulha Mecanizada volta a ser abordada em plenário

por Imprensa — publicado 27/02/2019 16h30, última modificação 24/09/2020 16h12
Vereador Leo Moreira comentou resposta da Prefeitura, porém, ressaltou informações incompletas sobre solicitantes do serviço

A resposta do Executivo a indicação sobre o envio do relatório das atividades da Patrulha Mecanizada de janeiro/2018 a janeiro/2019 foi o primeiro comentário do vereador Leo Moreira na Palavra Livre de 25 de fevereiro.

A Prefeitura informou que, no ano de 2018, foram realizadas 65 inscrições para Patrulha Mecanizada, destas, 14 desistências. Das 51 válidas, 34 ainda aguardam atendimento. O total de foi de 86h10 horas trabalhadas. Quanto aos serviços de manutenção e preparo do solo (trator agrícola), foram 47 inscritos em 2018, destes, quatro desistências. No total, 38 inscrições foram atendidas perfazendo um total de 119h25 distribuídas entre preparo do solo e silagem.
As demandas apresentadas ao Executivo foram que o relatório descrevesse beneficiário, valor pago, serviço realizado, horas trabalhadas, localidade e data de atendimento. O vereador Leo disse que irá analisar o mesmo para que, nos próximos dias, possa esclarecer aos produtores rurais os critérios de atendimentos. Porém, salientou que a Prefeitura enviou a relação dos atendidos, mas, não informou quem são os outros solicitantes.
A Patrulha Mecanizada é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) e foi instituída pela Lei nº 3.115/2007, visando prestar auxílio aos pequenos e médios produtores rurais, mediante o pagamento de tarifa de uso de bem público, com base na hora trabalhada, em valores fixados por decreto.
Visita ao IFMG
Recentemente, o vereador Leo Moreira esteve no IFMG (Campus Avançado Ponte Nova) onde, com o seu diretor Leonardo Paiva, acompanhou as obras de conclusão do projeto urbanístico. “Em 2017, conquistamos recursos federais na ordem de R$200 mil que possibilitaram ao Campus a construção de passeios, plantio de grama, instalação de corrimão, sinalização de identidade visual e elaboração de projeto para cobertura da quadra” explicou o vereador, ressaltando que a inauguração da obra está prevista para o mês de abril.
Os recursos foram adquiridos por meio de emenda com o deputado federal Marcelo Aro (PHS).
Carnaval
 A organização dos Blocos Bilisquete, Prá Pirá e Isoporzinho foi destaque na Palavra Livre desta semana. Os eventos aconteceram sem incidentes e teve público expressivo. O vereador Leo Moreira comentou ainda sobre a Blitz Educativa realizada na Praça de Palmeiras, no último dia 23, pelo Bloco Isoporzinho que, neste ano, traz o tema “O Combate à violência Contra a mulher”.
Feira de adoção
No dia 23 de fevereiro, o vereador Leo Moreira também esteve presente na 2ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Abrigo dos Animais de Ponte Nova (canil) e voluntários, na Praça de Palmeiras. Leo ressaltou a adoção de 22 animais, todos castrados, chipados e vermifugados. A população recebeu informações sobre o canil e de cuidados com os animais.
Aprovação do PL nº 3.633/2019
A aprovação do Projeto de Lei nº 3.633/2019, de iniciativa da Prefeitura, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar para construção de UBS’s foi outro ponto abordado pelo vereador Leo Moreira, na Palavra Livre. O valor total é de R$1,5 milhão, sendo R$750 mil, adquirido por ele para construção da UBS Santo Antônio, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Aro (PHS) e a outra metade, pelo vereador Hermano (PT) junto ao deputado federal Padre João (PT) para a UBS Palmeirense.
Com relação à UBS Santo Antônio, o local escolhido para construção da sede própria é próximo a Volta da Banana, no bairro Vale do Ipê. O projeto já foi aprovado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), entretanto, o recurso ainda não foi liberado. O vereador pediu urgência à Prefeitura quanto à licitação a fim de que o Ministério da Saúde faça o pagamento e as obras possam ser iniciadas.