Participantes do Parlamento Jovem apresentam 21 propostas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

por Imprensa — publicado 21/09/2021 18h05, última modificação 22/09/2021 16h59
O próximo passo dos integrantes será a escolha de seis entre as 21 propostas para a etapa regional do PJ

Mais uma etapa das atividades do Parlamento Jovem (PJ) 2021 foi concluída pelos participantes de Ponte Nova, mesmo com os desafios impostos pela pandemia. Na Reunião Plenária da última quinta-feira (16), os estudantes apresentaram na Tribuna Livre as propostas elaboradas desde o início das atividades do projeto, em abril.

Os estudantes Mateus Silva Damasceno, Raquel Vitalino Galdino Tomé e Deborah Luisa Pena representaram os demais participantes do PJ. Eles apresentaram as 21 propostas desenvolvidas para a temática do PJ neste ano: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

As sugestões dos estudantes englobam ações de mitigação das mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, proteção dos recursos hídricos e promoção do saneamento básico. O documento com todas as propostas está disponível no site da Câmara.

Em função da pandemia, essa foi a primeira atividade presencial realizada pelo PJ neste ano. Desde o lançamento do programa, as ações são desenvolvidas de forma remota. Os participantes participaram de palestras, oficinas, debates e até de uma enquete fotográfica online para possibilitar a condução dos trabalhos, fomentar a discussão do tema e a formulação das propostas.

De acordo com o coordenador de ensino da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, servidor Ricardo de Melo, a próxima etapa do programa será a plenária regional. Para essa fase, cada um dos municípios do polo apresenta seis propostas, que serão votadas por todos os integrantes da região. Ao fim da etapa, apenas três seguirão para a plenária estadual, para a redação do documento final do PJ.

O coordenador técnico da Escola do Legislativo, vereador Wagner Gomides (PV), avaliou de forma positiva a construção das propostas pelos participantes. “Eu fico muito feliz em ver as propostas que foram construídas pelos jovens. Eu acompanhei no grupo a participação maciça de todos. [...] Isso que eles fizeram é de fato ser um cidadão ativo, crítico e reflexivo, que é o que a gente prega na escola e o que o parlamento faz”, destacou.

O vídeo com a participação dos estudantes está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Parlamento Jovem 2021

Lançado, em Ponte Nova, no dia 13 de abril, o PJ 2021 conta com a participação de sete instituições: escolas estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, Senador Antônio Martins, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Instituto Montessori e IFMG – Campus Ponte Nova.

Ponte Nova está inserida no Polo Zona da Mata III, composto ainda pelos municípios de Viçosa, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

O PJ é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e a PUC Minas. Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova integra o projeto, que em 2021 completa 18 anos.