Parlamento Jovem recebe inscrições de interessados para edição de 2021

por Imprensa — publicado 18/03/2021 16h32, última modificação 18/03/2021 16h32
O programa da Assembleia de Minas em parceria com as câmaras municipais iniciará as atividades de forma remota, por conta da pandemia

Com previsão para ser lançado, em Ponte Nova, na segunda semana de abril, o PJ (Parlamento Jovem) 2021 já está recebendo inscrições das escolas e dos estudantes interessados em participar do programa. Por causa da pandemia, as atividades serão iniciadas de forma virtual. Este é o quinto ano consecutivo em que a Câmara de Ponte Nova adere ao projeto.

A primeira reunião com as escolas que vão aderir ao projeto vai acontecer na próxima segunda-feira (22), às 14 horas. O encontro será por videoconferência e contará com a participação do coordenador técnico da Escola do Legislativo, vereador Wagner Gomides (PV), e do coordenador de ensino, o servidor Ricardo de Melo. Diretores e professores de instituições públicas e privadas do município que oferecem o Ensino Médio foram convidados.

O tema deste ano será o mesmo da última edição: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia. A continuidade do debate sobre o tema se justifica também por ser esse um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Na Câmara de Ponte Nova, as mobilizações para a realização do PJ 2021 começaram no início deste mês. No dia 4, o coordenador Ricardo participou de uma formação virtual oferecida pela ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). No evento, mais de 60 servidores de câmaras mineiras receberam orientações sobre as atividades que serão abordadas ao longo do ano pelo PJ.

No dia 10, o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), assinou o termo de adesão da Escola do Legislativo ao PJ. O documento já foi enviado à ALMG. Ponte Nova será integrante do polo Zona da Mata III, juntamente com Viçosa, Paula Cândido, Urucânia e Visconde do Rio Branco. Até o momento, 118 municípios do Estado confirmaram a participação no PJ 2021.

Nessa terça-feira (16), a Escola do Legislativo recebeu o Regulamento Geral do PJ. O cronograma prevê a realização de três etapas: municipal, regional e estadual. As atividades serão iniciadas de forma virtual, mas existe a previsão de ações presenciais nas etapas regional e estadual, desde que haja segurança sanitária.

As escolas e os estudantes do Ensino médio interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova: (31) 3819-3288.

Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a Câmara de Ponte Nova foi uma das poucas que conseguiram concluir o programa na etapa municipal. Em novembro, o estudante Gabriel dos Santos da Cruz apresentou na Tribuna Livre as propostas elaboradas pelos participantes da edição.

Parlamento Jovem

Em 2021, o PJ de Minas completa 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da ALMG, por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.