Parlamento Jovem inicia encontros presenciais em Ponte Nova

por Divisão de Comunicação* — publicado 07/04/2022 18h07, última modificação 07/04/2022 18h07
O primeiro encontro presencial aconteceu na sede da casa legislativa e contou com a participação de alunos e vereadores
Parlamento Jovem inicia encontros presenciais em Ponte Nova

Registro da abertura da primeira turma, na Praça da Democracia, ao lado da Câmara, com a presença do presidente, vereador Antônio Carlos Pracatá | Imagem: Divisão de Comunicação/Câmara de Ponte Nova

Nessa terça-feira (5), o Parlamento Jovem (PJ) iniciou as atividades presenciais na Câmara Municipal de Ponte Nova. O encontro foi o primeiro do projeto no ano de 2022 e teve como intuito abordar assuntos relativos ao funcionamento do Parlamento em todas as suas diferentes etapas, além de tratar sobre a importância da participação dos jovens e de seu protagonismo.

As atividades aconteceram no Espaço Multiuso José Silva da Câmara e contou com participações de 47 estudantes das escolas Escola Estaduais Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, Senador Antônio Martins e do IFMG – Campus Ponte Nova. Neste primeiro encontro, os participantes foram divididos em dois grupos para uma melhor abordagem dos temas.

Participou, ainda, o Agente Administrativo Educacional e Coordenador de Ensino da Escola do Legislativo, Ricardo de Melo Costa Júnior, e os vereadores Antônio Carlos Pracatá (MDB), Guto Malta (PT) e Wagner Gomides (PV), que também é o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo.

A abertura de cada turma foi realizada pelo presidente da Câmara, Antônio Carlos Pracatá. As palavras iniciais aconteceram na Praça da Democracia, próximo ao Monumento à Democracia.

Já nas dependências da Câmara, o parlamentar Wagner Gomides discursou como vereador e coordenador técnico da Escola do Legislativo. Já o vereador Guto Malta deu boas-vindas aos estudantes. Na oportunidade, os alunos aproveitaram o espaço e fizeram perguntas aos parlamentares.

Na etapa municipal, que se iniciou agora, os encontros acontecerão durante todo o 1° semestre de forma quinzenal com a possibilidade de ter algumas oficinas extras. As oficinas vão trabalhar além da formação de educação para a cidadania, temas como as políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental, estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e uso saudável das novas tecnologias.

A partir dessas discussões, os jovens terão subsídios para a confecção das propostas de leis referentes ao tema do PJ 2022, que é Saúde Mental dos Jovens.

Na etapa regional do projeto, as propostas criadas pelos estudantes de todas essas cidades devem ser debatidas por meio de encontros e enviadas para a última etapa do projeto, a Estadual.

O município de Ponte Nova, por meio da Escola do Legislativo, coordena, neste ano, o novo Polo Vale do Piranga, composto também por Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia.

Parlamento Jovem

O PJ de é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e sexta em Ponte Nova.

*Texto redigido pela estagiária Nara Rozado sob a supervisão da Divisão de Comunicação