Parlamentar pede informações sobre contêineres de lixo no município

por Rachel Monteiro publicado 03/02/2026 17h46, última modificação 03/02/2026 17h46
Gustavo de Fizica (MDB) quer que a Prefeitura informe, por exemplo, a quantidade atual de contêineres e se existe contrato de manutenção desses equipamentos
Parlamentar pede informações sobre contêineres de lixo no município

Vereador Gustavo de Fizica (MDB) durante a reunião plenária dessa segunda-feira (2)

Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, na reunião plenária dessa segunda-feira (2), o requerimento nº 04/2026, de autoria de Gustavo de Fizica (MDB). No documento, o parlamentar solicita ao Executivo informações sobre aquisição, instalação, manutenção e distribuição de contêineres de lixo no município.

Entre os dados requeridos, estão: a quantidade atual existente de contêineres; a data da última aquisição dos equipamentos; se existe contrato de manutenção preventiva e/ou corretiva desses contêineres e quais critérios para substituição dos que estão danificados; e se há fiscalização ou aplicação de penalidades nos casos de descarte irregular de resíduos fora dos contêineres.

Durante a reunião, Gustavo de Fizica justificou o pedido das informações: “eu tenho visto não só o quanto de lixo está fora dos contêineres, mas também a dificuldade que os garis estão tendo de colocar esse lixo dentro do caminhão. [...] Outro dia eu vi a demora, eram três [garis] para levar um contêiner até o caminhão, então dificulta mais, gasta tempo, tem o risco de prejudicar os próprios garis. [...] É para a gente saber aí se já tem algum planejamento da nossa Prefeitura para trocar eles [contêineres] o mais rápido possível, porque a gente sabe que os que têm não suportam mais a demanda de lixo que o município está tendo”.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 2 de fevereiro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.