Escola do Legislativo promove palestra e reunião do Polo Vale do Piranga

por Rachel Monteiro publicado 12/06/2023 13h55, última modificação 12/06/2023 14h25
Escola do Legislativo promove palestra e reunião do Polo Vale do Piranga

Dra. Raquel Fernanda Tenório Seco durante palestra no Espaço Multiuso

A Câmara foi palco de dois importantes eventos no mês de maio pela Escola do Legislativo. O Espaço Multiuso José Silva recebeu a Palestra “Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes”, no último dia 25. O evento foi direcionado aos estudantes do oitavo ano da Escola Municipal José Maria da Fonseca. Além disso, a Coordenação Estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) realizou, no dia 30, uma visita técnica para avaliar as atividades do Polo Regional Vale do Piranga.

Palestra para estudantes da Escola José Maria da Fonseca

Atendendo demanda da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara, em parceria com a Defensoria Pública, a Escola do Legislativo organizou a palestra "Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes". O evento aconteceu no Espaço Multiuso José Silva e recebeu dezenas de estudantes do oitavo ano da Escola Municipal José Maria da Fonseca.

A palestra, ministrada pela defensora pública Dra. Raquel Fernanda Tenório Seco, aconteceu em função da Lei Municipal nº 4.679/2023, de iniciativa do vereador Sérgio Ferrugem (Republicanos) aprovada em abril, que instituiu no calendário oficial do município a campanha “Maio Laranja’’ com ações voltadas para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo foi chamar a atenção dos estudantes sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Além dos estudantes, estiveram presentes os vereadores da CCDH, Sérgio Ferrugem e Guto Malta (PT) bem como servidores da Escola Municipal José Maria da Fonseca e os coordenadores da Escola do Legislativo.

Polo Regional do Parlamento Jovem recebe visita técnica

A Coordenação Estadual do Parlamento Jovem de Minas promoveu, no dia 30 de maio, uma visita técnica para avaliação das atividades do Polo Regional Vale do Piranga do Parlamento Jovem que é coordenado pela Câmara de Ponte Nova e formado pelas Câmaras Municipais das cidades de Oratórios, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Ponte Nova.

O Professor Ivan Capdeville Júnior da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Professora Júnia Aparecida Ferreira da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) representaram a Coordenação Estadual do PJ Minas no encontro que aconteceu no Espaço Multiuso José Silva, na Câmara de Ponte Nova e reuniu os representantes das cidades que compõem o Polo Regional Vale do Piranga.

O objetivo da atividade foi o de contribuir para a avaliação do processo desenvolvido do programa Parlamento Jovem de Minas nas Câmaras Municipais; incentivar o compartilhamento de experiências entre os coordenadores; apresentar a análise dos dados postados pelos coordenadores e planejar as próximas atividades nos municípios e nas etapas regional e estadual do Parlamento Jovem.