Onde sua voz tem poder: slogan da Câmara reafirma princípio do Legislativo

por Mateus Pires publicado 15/03/2023 18h05, última modificação 15/03/2023 18h06
O balão que remete ao diálogo com a sociedade e carrega as cores da bandeira do município agora é acompanhado da frase que representa a essência do Poder Legislativo pontenovense

A frase “onde sua voz tem poder” é o novo e definitivo slogan da Câmara de Ponte Nova. A identidade visual, que também é composta pela logomarca formada por um balão de diálogo e as cores da bandeira do município, foi instituída pela Resolução nº 01/2023.

A proposta de identidade visual foi aprovada pelos vereadores de forma unânime, na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13). A partir de agora, todas as peças gráficas que recebam a marca da Câmara usarão o conjunto formado pela logomarca e o novo slogan.

A iniciativa de instituir a identidade visual da Câmara é da Mesa Diretora do biênio 2023/2024, composta pelos vereadores Dr. Wellerson Mayrink (PSB)/presidente, Zé Roberto Júnior (Rede)/vice-presidente e Antônio Carlos Pracatá (MDB)/secretário.

O novo slogan

Desenvolvido em parceria com a Agência de Comunicação Os3, a frase “onde sua voz tem poder” pretende traduzir, de forma simples e objetiva, a força do povo e o respeito à democracia.

A palavra “onde” representa muito mais que o espaço físico ou o endereço da Câmara de Ponte Nova, mas um ambiente seguro que acolhe, entende e ouve o que o cidadão pontenovense tem a dizer.

O termo “voz” aparece para dar sentido à escuta, à atenção que o Poder Legislativo tem ao abrir espaço para as pessoas explanarem suas ideias, queixas e melhorias que podem trazer impactos para toda a cidade.

A palavra “poder” enfatiza que o Poder Legislativo é o poder do povo, que fortalece e colabora para viabilizar que a voz da sociedade ecoe por meio de ações que podem transformar nossa realidade.

A logomarca

O design gráfico escolhido para a logomarca, já utilizado desde 2017, em formato de balão de conversa, figura amplamente conhecida, busca representar o diálogo permanente que a Câmara estabelece com toda a população.

Por meio das cores preta e branca, o símbolo marca a impessoalidade, o que viabiliza que o diálogo se forme com a diversidade presente no cenário multicultural, étnico e social de Ponte Nova.

Já a figura incompleta sugere que a Câmara e seus representantes estarão sempre abertos para ouvir outras vozes e novas propostas e ideias.

As cores de Ponte Nova fecham o desenho, criando uma relação harmônica entre a cidade, representada pelo Poder Executivo, e o seu Legislativo.

Marca definitiva

A construção desses símbolos institucionais visa a consolidar para a população uma identidade visual que represente a Câmara, por meio da sua constante exposição e continuidade, propiciando maior aproximação do órgão legislativo com os cidadãos.

A ideia também é que essa identificação seja em relação à instituição e de forma definitiva, evitando o uso de imagens e frases que identificam o perfil de uma legislatura, de uma gestão ou de um determinado momento político municipal.

Uma vez institucionalizados por meio de uma norma jurídica, os referidos símbolos, além de consistirem em mais um recurso que potencializará a comunicação e a interação entre o órgão e os cidadãos, também farão parte do patrimônio da Câmara.