Obra de galeria na Central motiva requerimento de vereador à Prefeitura
Aprovado por unanimidade durante a reunião plenária dessa segunda-feira (1), o requerimento nº 139/2025, do vereador Gustavo de Fizica (MDB), cobra da Prefeitura informações sobre a situação da obra da galeria do bairro Central. O documento deve ser respondido pelo Executivo em até 15 dias.
Por meio do requerimento, o parlamentar quer saber se os projetos de retaludamento e reconstituição das ruas Icaraí e Margem da Linha já foram concluídos pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi).
Gustavo também indaga se a licitação para a execução da obra teve início. Em caso positivo, o parlamentar deseja a cópia do procedimento e saber informações, como o nome da empresa vencedora, a data prevista para início e término do serviço.
Ainda no requerimento, o vereador explicou que o pedido tem o objetivo de dar continuidade à fiscalização do andamento da obra, uma vez que se trata de demanda urgente para a qualidade de vida dos moradores do local.
Durante a votação da matéria, o parlamentar demonstrou preocupação com a condição do local: “através da resposta do outro requerimento, que eu solicitei nesta Casa, tivemos aí que no mês passado, dia 23, estariam prontos os projetos, dariam continuidade à obra, e até hoje nada. [...] Então, assim, agora já vem entrando o período da chuva. Então, a gente sabe o transtorno que vai causar para aquela população ali. Então, peço novamente ao Executivo que dê continuidade o mais rápido possível àquelas obras ali, porque não podem ficar do jeito que estão”.
O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 1 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.