Nova configuração partidária na Câmara de Ponte Nova

por Ronaldo Fernandes publicado 11/04/2024 18h44, última modificação 11/04/2024 18h44
Com encerramento da janela partidária, cinco dos 13 vereadores trocaram de partido

Após ser encerrado na última sexta-feira (5) o período autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para troca de partido, a Câmara de Ponte Nova passa a ter nova configuração partidária. Ao todo, cinco dos 13 vereadores trocaram de legenda.

Com as alterações, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Republicanos deixaram de ter representação no Legislativo pontenovense. Eles deram lugar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao Partido Progressista (PP), à União Brasil e ao Partido Renovação Democrática (PRD), que, até então, não contavam com nenhum vereador. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que era a sigla com maior representatividade, perdeu um membro e tem, agora, dois representantes, a mesma quantidade do Partido Verde (PV), PSB e PRD. O número de siglas com representantes caiu de 11 para 10.

Nova composição partidária

O presidente da Câmara, Dr. Wellerson Mayrink, deixou o PSB e migrou para o PRD, assim como Sérgio Ferrugem, que era do Republicanos. O vice-presidente, Zé Roberto Júnior, continua no REDE, e o secretário, Antônio Carlos Pracatá, saiu do MDB e filiou-se ao PDT.

Já a vereadora Aninha de Fizica, líder do Bloco da Minoria, e o vereador Zé Osório permanecem no PSB. Emerson Carvalho, líder do Governo, deixou o PTB e foi para o PP. Guto Malta, líder do Bloco Voz Ativa, continua no PT. Suellenn Fisioterapeuta e Wagner Gomides se mantiveram no PV. Fiota saiu do PSDB e foi para o União Brasil. André Pessata, do Podemos, e Juquinha Santiago, do Avante, permanecem nos mesmos partidos.

As mudanças das siglas fazem parte de estratégias dos partidos, para a formação de chapas, visando às eleições municipais deste ano.