Nefrologista esclarece detalhes sobre doenças renais na Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 27/03/2023 17h47, última modificação 27/03/2023 17h47
O médico falou sobre causas das doenças renais e explicou que a prevenção é essencial tendo em vista que são complicações silenciosas e os tratamentos têm custos altos
Nefrologista esclarece detalhes sobre doenças renais na Tribuna Livre

Dr. Renato Jorge Palmeira de Medeiros durante a Tribuna Livre do dia 23/03/2023

Durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (23), o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia e médico nefrologista do Hospital Nossa Senhora das Dores, Renato Jorge Palmeira de Medeiros, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o Dia Mundial do Rim e da campanha “Saúde dos rins & exame de creatinina para todos: cuidar dos vulneráveis e estar preparados para os desafios inesperados”.

De acordo com o participante da Tribuna, o Dia Mundial do Rim foi instituído em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia e é celebrado sempre na segunda quinta-feira de março. Além de campanhas educativas, no Brasil também acontece a iluminação com as cores da campanha em monumentos e prédios públicos.

O médico esclareceu que doenças renais crônicas acometem uma a cada 10 pessoas e são silenciosas até as fases mais avançadas, por isso a importância do diagnóstico precoce e prevenção.

Dr. Renato explicou que a doença renal crônica é, na verdade, uma síndrome. “É causada por múltiplas doenças. O diabetes, no mundo inteiro, é a principal causa, seguida de hipertensão arterial. Mas tem as glomerulopatias, as colagenoses como lúpus, tem as doenças genéticas, como rins policísticos, tem a situação de injuria renal aguda por trauma a cirurgia, acidente ofídico que pode cronificar”.

Exame de creatinina

Renato explicou que o tema internacional da campanha é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparados para os desafios inesperados”, enquanto no Brasil, foi criado um subtema, “saúde renal e exame de creatinina para todos”. De acordo com ele, o exame de creatinina é simples e diagnostica doenças que podem ser tratadas, se descobertas precocemente. “Você pega a urina, com uma fita você tem dados importantíssimos”.

O médico também esclareceu que as doenças renais crônicas, por suas especificidades, acometem, majoritariamente, pessoas vulneráveis. “Quando a gente colocou aquele tema “cuidar dos vulneráveis e estar preparado para o futuro”, primeiro para chamar atenção que essa parcela da população é muito vulnerável e que precisa de cuidados especiais, coordenados e que não pode ser interrompido”.

Custos de tratamentos

O médico ainda esclareceu que o diagnóstico precoce é essencial para retardar ou evitar o estágio da doença. “É um tratamento de alto custo e países subdesenvolvidos, em desenvolvimento têm extrema dificuldade no seu financiamento. Então uma forma de se mudar e enfrentar isso aí também é, mais uma vez, com a prevenção e com diagnóstico precoce”.

Ele ainda disse que algumas pessoas falecem por doenças que, inicialmente, foram acometidas por falhas nos rins. “Então, o objetivo é alertar os governantes. Os governantes incluírem planos de preparação para emergência no manejo e na detecção de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo a doença renal, favorecendo principalmente a prevenção”, concluiu.

Os parlamentares fizeram considerações sobre o tema, salientaram que diversas dúvidas foram esclarecidas e agradeceram a palestra do médico.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 23 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.