Necessidade de limpeza urbana e de córregos são reforçadas por vereador

por Divisão de Comunicação* — publicado 18/10/2023 17h47, última modificação 18/10/2023 17h47
Zé Roberto Júnior (Rede) salientou que a limpeza urbana depende da população e da manutenção das lixeiras por parte da Prefeitura. E pediu que o Executivo realize o desassoreamento dos rios antes do período chuvoso
Necessidade de limpeza urbana e de córregos são reforçadas por vereador

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 16/10/2023 e imagens de córregos exibidas por ele na Sessão

Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (16), o vereador Zé Roberto Jr. reforçou a importância da limpeza urbana, no uso da Palavra Livre. Ele enfatizou que é necessário que a população colabore com a manutenção da limpeza.

“A lixeira foi depredada, não está no local. E as pessoas acabam continuando jogando lixo ali. Só que como a gente não tem lixeira, esse lixo acaba vindo para dentro do canteiro do deck”.

O parlamentar solicitou que o Executivo realize manutenções nas lixeiras existentes. “Não estamos nem pedindo novas lixeiras por enquanto. Estamos pedindo para se dar manutenção nas existentes, para evitar esses transtornos em relação ao lixo”.

A participação popular na limpeza urbana e a manutenção das lixeiras, por parte do Executivo, foram defendidas por Zé Roberto. “Também é necessário que a população nos ajude, colocando o lixo para fora de casa nos horários corretos, nos dias corretos de coleta. Mas a Prefeitura tem que fazer a parte dela, para manter as lixeiras”.

Limpeza de córregos

Zé Roberto salientou a necessidade da limpeza de córregos antes do período chuvoso. Ele exemplificou citando o córrego Vau Açu. “Tá muito perceptível. É puro lodo. [...]. Tá dando pra ver o fundo. [...] Então uma máquina aqui a gente consegue retirar o excesso dessa questão dessa lama aí. Para a gente poder criar uma caixa maior para poder receber a água que está por vir aí, nas épocas de água que está chegando”.

O vereador criticou a limpeza incompleta do encontro do Ribeirão Vau Açu com o Rio Piranga. “Fizeram uma obra pela metade. [...] Eles limparam parte, da parte do Ribeirão, [...] onde todo mundo vê. [...] Porém, no decorrer do Ribeirão, para cima, que está muito assoreado, não foi feito nada. E não está na previsão da Secretaria do Meio Ambiente fazer alguma coisa”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.