Membro do Consepis apresenta atividades desenvolvidas pelo Conselho
Os vereadores receberam, durante a reunião plenária de 02 de outubro, o segundo secretário do Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova (Consepis), Robson Wander Ferreira Lemos. Ele apresentou as atividades desenvolvidas pela entidade e afirmou que o trabalhou do Consepis, que é voluntário, vai ser ampliado a partir do ano que vem. “O Conselho tem um trabalho atuante [...] para gerir verbas de emendas parlamentares. [...] A gente gere esse dinheiro e fiscaliza a aplicação dele nas forças municipais”.
Robson ainda destacou a atuação do Consepis na área de integração social, como a aquisição de equipamentos hospitalares.
“Por exemplo: camas hospitalares, cadeiras de roda, temos também ali cadeiras de banho, muletas. [...] Para quem não sabe uma cama hospitalar nova custa aproximadamente, dependendo da cama, de 4 a 7 mil reais. E as existentes foram doadas pelos hospitais de nossa cidade. [...] E a gente está tentando ampliar a prestação desse serviço à comunidade porque a demanda [...] para Ponte Nova e região [...] é muito grande e, a partir do ano que vem, a gente vai ampliar esse trabalho na área de integração social”, afirmou.
Robson explicou que o Conselho foi criado há aproximadamente 22 anos. “O Consepis é a nível estadual. Foi montado pelo Governo do Estado, [...] juntamente com a Polícia Militar, para gerir e aplicar verbas de emendas. [...] Como aqui, a 21ª Companhia Independente trabalha em 14 cidades. Os bombeiros, 3º Pelotão de Bombeiros Militar trabalha em 14 cidades, delegacia também, 14 cidades, o Conselho acaba sendo regional, mas por lei estadual teria que ser gerido em cada cidade o seu conselho. [...] E a Polícia Penal também faz parte do Consepis e a gente sempre tem demandas, manutenção de viaturas”.
Ele disse que o Conselho está trabalhando para conseguir viaturas para o Complexo Penitenciário.
“Está precisando com urgência. Uma viatura que transporta presos, um, dois presos, custa 490 mil reais; então é muito pesado para o Legislativo Municipal. Então, o trabalho do Consepis, que é sempre cobrado pelas Forças de Segurança aqui na cidade, é correr atrás de recursos, via justiça ou via emendas parlamentares. [...] E a Polícia Militar também sempre pede viatura. A gente corre atrás. [...] O trabalho é constante”, frisou Robson.
Ele ainda disse que a entidade vai viabilizar a compra de uma viatura multiuso por meio de recursos de emendas parlamentares. “Ela tem três funções no atendimento a ocorrências, principalmente no combate a incêndios. [...] E essa viatura a gente está tentando, juntamente a autoridades, deputados estaduais, federais, reuniões fora de Ponte Nova. A viatura é cara, 2 milhões e meio e a gente vai conseguir”.
Ao final de sua participação, Robson agradeceu a oportunidade e ressaltou: “a gente vai estar sempre disponível para o trabalho social, de integração social, e eu como pessoa física [...] vou estar à disposição para orientar o problema e tentar achar uma solução. [...] Se depender de mim, a gente tem muito a contribuir com a Câmara e com a Prefeitura”.
Os vereadores agradeceram a presença de Robson e o parabenizaram pela explanação. Eles ainda elogiaram a atuação do Consepis e ressaltaram a importância do Conselho para o município.
Tribuna Livre
A tribuna livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico.
O vídeo da reunião plenária de 02 de outubro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.