Mãe usa tribuna da Câmara e pede apoio para realizar exame médico do filho

Vânia Martins dos Santos relatou obstáculos para conseguir o exame pelo SUS
Mãe usa tribuna da Câmara e pede apoio para realizar exame médico do filho

Vânia Martins dos Santos

A cidadã Vânia Martins dos Santos participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (24). Ela se inscreveu para falar sobre o atendimento na rede pública de saúde.

Vânia pediu ajuda para o filho, que necessita de um exame médico de processamento auditivo central. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) não realiza o procedimento. “Estive lá no dia 13 de janeiro de 2021 para protocolar esse exame, que me informaram que era feito em BH e me pediram para o médico especificar o motivo, a razão desse exame”, contou.

Ela disse que conseguiu protocolar o pedido do exame em fevereiro. Em junho, ao se informar sobre o andamento da solicitação, foi informada que o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza o procedimento. “Fiquei muito decepcionada, pois estou aguardando esse exame desde janeiro de 2021, para dar continuidade ao tratamento do meu filho, que é hiperativo, com outras síndromes e não sabe ler e nem escrever direito. Ele tem nove anos de idade”, falou.

Ao fim da participação, os parlamentares agradeceram pela presença da cidadã e se comprometeram a buscar soluções para que o exame seja realizado pelo SUS, por meio do Poder Executivo Municipal.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

O vídeo da participação da cidadã Vânia Martins dos Santos está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.