Lançada a Gincana “Sua casa, nossa Câmara!” 2024

por Ronaldo Fernandes publicado 12/04/2024 18h01, última modificação 12/04/2024 18h01
O edital está disponível no site da Câmara com todas as informações sobre o Concurso. Haverá premiação para escolas, professores e estudantes em várias categorias. As inscrições serão abertas em maio

A Câmara de Ponte Nova promoveu, nessa quinta-feira (11), solenidade para o lançamento oficial da terceira edição da Gincana “Sua casa, nossa Câmara!”. Todas as 38 escolas de Ponte Nova aptas a participarem do Concurso foram convidadas para o evento, mas apenas representantes de quatro escolas estiveram presentes. São elas: Escola Nossa Senhora Auxiliadora e Escolas Municipais Luiz Martins Soares Sobrinho, Santo Antônio e Padre Rafael Faraci.

A atividade, coordenada pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara envolve, desde 2022, escolas, profissionais e alunos das redes pública e privada de ensino da educação básica (educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio).

Falando na abertura da solenidade, a coordenadora-geral da EL, Mariana Moreira dos Santos, disse que “nesses anos, a Gincana tem se mostrado como uma ferramenta de educação para a cidadania e de fortalecimento da democracia em nossa Cidade”. Ela explicou que o objetivo central do Projeto é valorizar a Cidadania e a Democracia e incentivar a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo Municipal, por meio de ações educativas e produções artísticas e literárias que valorizam a história de Ponte Nova e da Câmara Municipal. “Além de incentivar a participação dos cidadãos na vida política municipal, queremos construir um ambiente legislativo cada vez mais inclusivo, eficiente e representativo”.

Segundo Mariana, a participação das escolas é de suma importância para o sucesso da Gincana. “É através do engajamento dos estudantes que podemos obter excelentes resultados. Por isso, contamos com o apoio e a colaboração de todas as escolas”. Ela mencionou também a importância da participação dos familiares dos estudantes. “Eles são importantes incentivadores e sua presença e envolvimento nesta Gincana são essenciais para o sucesso dos participantes”.

Finalizando sua participação, a coordenadora informou que entrará em contato com os diretores ou representantes das instituições para uma reunião de apresentação do edital, detalhando as etapas da Gincana e o formulário de inscrição. “É fundamental que todos leiam o edital previamente, para que possamos aproveitar esse momento para esclarecer possíveis dúvidas”, finalizou.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PRD), manifestou entusiasmo ao lançar a terceira edição da Gincana. “Este evento, que se tornou uma tradição em nossa Cidade, é o reflexo do compromisso da Câmara Municipal com a educação para a Cidadania e o engajamento dos estudantes na vida política e social do nosso Município.“ Ele destacou que os objetivos desta Gincana são: propor uma reflexão sobre um espaço político-institucional democrático e participativo, construir um ambiente legislativo cada vez mais aprimorado e, principalmente, valorizar a atuação dos vereadores, da história de Ponte Nova e dos projetos desenvolvidos pela Câmara. Além disso, a Gincana proporciona que a população conheça e participe da votação de diversos projetos da Câmara Municipal presencialmente ou através das plataformas digitais.

Dr. Wellerson anunciou que “nesta terceira edição, estamos determinados a promover uma Gincana ainda mais significativa e impactante. Para isso, gostaria de destacar a ampliação da premiação deste ano. Com base no levantamento realizado pelas escolas participantes, decidimos aumentar o valor da premiação para atender melhor às necessidades dos vencedores. Estamos orgulhosos em anunciar que o valor total da premiação deste ano será de aproximadamente 110 mil reais, superando significativamente o valor dos anos anteriores”.

Além disso, o presidente justificou o atraso na entrega do projetor multimídia, relativo à premiação do ano anterior, reconhecendo que “isso gerou inconvenientes e frustrações, e gostaria de assegurar a todos que estamos trabalhando para que isso não se repita. Comprometemo-nos em realizar a entrega dessa premiação o mais rápido possível”.

Ele reiterou o convite para que todas as escolas, estudantes e profissionais orientadores participem da Gincana. E informou que o edital está disponível no site da Câmara, facilitando o acesso às informações e garantindo a transparência do processo. “Tenho certeza de que juntos faremos desta terceira edição um grande sucesso”.

O coordenador político da EL, Wagner Gomides (PV) disse que se sente honrado em participar desta Gincana, que tem se consolidado como uma importante ferramenta de educação para a Cidadania em nosso Município. “Nesses anos, testemunhamos o crescimento e o impacto positivo que a Gincana tem gerado em nossas escolas. Mais do que uma simples competição, esta iniciativa tem sido um espaço de aprendizado, reflexão e engajamento cívico para nossos estudantes e professores”.

Wagner lembrou ainda que foi o vereador Guto Malta (PT) que idealizou a Gincana e agradeceu à Mesa Diretora a continuidade na organização e a liberação dos recursos necessários para a realização da Gincana.

Também se manifestaram sobre a importância da Gincana a vereadora Fiota (União) e os vereadores Guto Malta, Antônio Carlos Pracatá (PDT), Zé Roberto Júnior (Rede) e Sérgio Ferrugem (PRD).

Período de inscrições

As inscrições poderão ser feitas no período de 13 a 29 de maio, por meio de formulário específico que será disponibilizado no site da Câmara, conforme regulamento, etapas, prazos, requisitos, critérios, cláusulas, condições e todas as informações necessárias para os interessados em participar constam do processo licitatório, na modalidade concurso sob a forma de Gincana que pode ser acessado no site da Câmara.

Reunião com escolas

Mesmo disponibilizado no site da Câmara, o edital da Gincana foi enviado por e-mail para todas as escolas de Ponte Nova aptas a se inscreverem no Concurso. Além disso, as escolas serão convidadas a participarem de uma reunião virtual, dia 26/04, às 16h, quando será apresentado o edital e as etapas da Gincana, com espaço para esclarecimento de dúvidas. Espera-se que, até lá, todas as escolas tenham tempo suficiente para a leitura e entendimento do edital antes da reunião.

Comissão de Concurso Público

Por meio da Portaria nº 3/2024, o presidente da Câmara designou os membros da Comissão do Concurso Público destinada à escolha de produções artísticas e literárias relacionadas ao Poder Legislativo Pontenovense. Sob a presidência da servidora Kamila Monteiro Magalhães, o grupo é composto pelos servidores Edinei dos Santos, Maria Aparecida Lima, Maria Juliana de Freitas Gomes e Mariana Moreira dos Santos e Ronaldo Fernandes Salomé, além do vereador Wagner Gomides.

É responsabilidade da Comissão conduzir o processo com lisura, transparência, impessoalidade e publicidade, além de trabalhar de forma independente, além de conduzir todos os procedimentos, incluindo elaboração de editais, apuração de resultados, divulgação dos atos e outros procedimentos que se fizerem necessários para organização do Concurso. Sempre com o apoio técnico das Assessorias e Divisões da Câmara, que prestarão e fornecerão à Comissão todas as informações e materiais necessários ao fiel cumprimento das funções.

A Gincana

A Gincana faz parte do conjunto de ações e projetos de educação para a Cidadania desenvolvidas pela Câmara e tem o objetivo de incentivar a participação e interação da população com as redes sociais e plataformas tecnológicas adotadas pela Câmara; propor uma reflexão a respeito de um espaço político-institucional democrático e participativo, ao qual os cidadãos sejam atraídos a participar da vida política municipal; construir um ambiente legislativo cada vez mais aprimorado, com máxima eficiência e efetividade, dando voz aos jovens para, a partir de suas visões, identificar áreas prioritárias para atuação da administração pública; favorecer a valorização e a importância da atuação do vereador, do Poder Legislativo, da história de Ponte Nova e da Câmara, e dos projetos desenvolvidos por ela.

História da Gincana

1ª edição – Idealizada pelo vereador Guto Malta, a primeira edição da Gincana, aconteceu em 2022, quando era presidente da Câmara, o vereador Antônio Carlos Pracatá. Ele conta que “foi um processo longo, minucioso, que contou com o envolvimento de todas as Divisões e servidores da Câmara de Ponte Nova”. A Gincana foi lançada como um dos eventos em comemoração pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova. Mais de 1,5 mil estudantes de 13 escolas aderiram à primeira edição da competição e concorreram a R$ 50.000,00 em prêmios distribuídos aos ganhadores de cinco categorias.

2ª edição – Já com a Mesa Diretora sob a presidência de Dr. Wellerson, a edição de 2023 da Gincana contou com a inscrição de 3.509 participantes de 18 escolas. Os ganhadores dividiram uma premiação estimada em R$ 80 mil.

Sua casa, nossa Câmara!

“Sua casa, nossa Câmara!” é um nome criado pela Câmara no intuito de demonstrar o comprometimento da Casa com a participação popular, com a Democracia e também reforçar que a Câmara é um espaço aberto a toda população de Ponte Nova. “Sua casa, nossa Câmara!”, com ênfase na exclamação, denotando a valorização do senso coletivo e reafirmando que a Câmara pertence à coletividade, a todos e todas.