Jardim suspenso da Câmara terá o nome de Irmã Zélia

por Imprensa — publicado 31/03/2020 16h20, última modificação 09/10/2020 15h21
Projeto de Lei que homenageia Irmã Zélia foi aprovado na reunião extraordinária dessa segunda-feira (30)

Um Projeto de Lei (PL), de autoria de todos os vereadores, e um Projeto de Resolução (PR) foram aprovados após a realização de duas reuniões plenárias extraordinárias e uma reunião conjunta de comissões nessa segunda-feira (30). Todas as sessões ocorreram por videoconferência como medida preventiva ao contágio do novo coronavírus.

O PL nº 2/2020 denomina de Irmã Zélia Maria Patrício o jardim suspenso localizado no pátio da Câmara Municipal de Ponte Nova. A matéria é uma homenagem a Irmã Zélia, que faleceu na semana passada.

A exposição de motivos do PL apresenta um breve resumo da vida de Irmã Zélia: Irmã Zélia Maria Patrício nasceu em Parnaíba, Piauí, filha de Raimunda Barrozo do Silva e Pedro Patrício da Silva, única mulher e a mais nova de três irmãos.

Quando criança, mudou-se com seus pais para Brasília.

É de família circense, tendo uma vida marcada pela música, pela dança e pelas artes plásticas.

Em Anápolis, Goiás, formou-se em Magistério, em Brasília fez licenciatura plena em Educação Artística, pós graduando-se em comunicação social em São Paulo.

Em Lyon, França, cursou Comunicação e Pastoral, e em Roma, Itália, participou do projeto Salesiano em Educação e Espiritualidade, foi convidada para a preparação e a realização do Centenário da Escola Nossa Senhora Auxiliadora em Ponte Nova.

Foi escritora e compositora com obras publicadas pelas edições Paulinas, destacando-se o livro e o cd Comunicação e “Comunicação e Consciência do Corpo”, além dos cds “A bonita arte de Deus I e II.”

O belo currículo de educadora da Irmã Zélia inclui ainda as seguintes atividades: Professora na Escola de Comunicação SEPAC, São Paulo, assessora de Arte-Espiritualidade nas livrarias Paulinas de todo o Brasil, animadora de Laboratórios de Consciência do Corpo; fundadora do Grupo Toque-Vida e autora do método Ludodanza; membro do grupo pesquisa CREC-AVEX intercâmbio França /Brasil, e redatora da página litúrgica do Jornal Pastoral, de Mariana-MG.

Irmã Zélia apresentava o programa Brincar de Viver na TV Educar.

Por fim, também foi presidente da Associação Pontenovense de Proteção à Criança(APPC), transformada em Fundação Menino Jesus, onde cuidou de centenas de crianças internas e externas, através do Projeto Nascer, um projeto de arte e educação, por meio da educação emocional, pois acreditava na arte para recriar nossas histórias de vida. Quem quer que visite a obra da Irmã Zélia na Fundação Menino Jesus volta com a certeza de que ali existe um sopro renovado de vida e de graça.

Em 2015 esteve na sede das Nações Unidas em Genebra para discutir sobre e Infância no Brasil e os direitos Humanos. Oportunamente apresentou os trabalhos desenvolvidos na Fundação Menino Jesus.

Ela exerceu um papel tão forte e solidário com inúmeras crianças, sua dedicação contribuirá de maneira substancial para o futuro destes jovens, movidos pela arte, educação e grande carinho que recebiam.

A gratidão e o amor de todos por ela se perpetuam em lembranças e carinhosas recordações.

Projeto de Resolução

Os vereadores também aprovaram o PR nº 15/2020, que altera a Resolução nº 14/2020, para dispor sobre a realização, em caráter excepcional, de reuniões plenárias e de comissões mediante videoconferência, teleconferência ou outros recursos audiovisuais, como meio de evitar o risco de contágio pelo coronavírus (Covid-19).

O PR também suspende os prazos de processos administrativos em curso na Câmara, incluindo o processo legislativo, de forma a evitar prejuízo para os munícipes e atividades da Câmara.

Além disso, o projeto permite que a Câmara conceda, de ofício, se necessário, férias regulamentares e licença prêmio por assiduidade para servidores, inclusive com antecipação proporcional de período de férias regulamentares para os períodos aquisitivos incompletos, respeitadas as frações mínimas de 10 dias.

Os vídeos das reuniões dessa segunda-feira estão disponíveis no YouTube da Câmara.