Integrantes do Parlamento Jovem da região se reúnem em PN nesta sexta (12)

por Mateus Pires publicado 09/08/2022 18h31, última modificação 09/08/2022 18h31
Coordenado por Ponte Nova, o Polo Vale do Piranga promoverá a Plenária Regional com os estudantes dos municípios da região
Integrantes do Parlamento Jovem da região se reúnem em PN nesta sexta (12)

Registro da Plenária Municipal realizada em 14/07/2022

A Câmara de Ponte Nova, por meio da Escola do Legislativo, sedia, nesta sexta-feira (12), a Plenária Regional do Parlamento Jovem (PJ) 2022. Nesta etapa, os participantes do Polo Vale do Piranga se encontram para definir as propostas e temas a serem encaminhadas à etapa estadual, que acontecerá em Belo Horizonte.

O encontro ocorrerá no Plenário João Mayrink, na Câmara. Ponte Nova é o município que coordena o Polo Vale do Piranga, que também tem como membros os municípios de Piedade de Ponte Nova e Urucânia. O evento está marcado para ter início às 14 horas, iniciando com as discussões em Grupos de Trabalho, onde os estudantes vão aprimorar as propostas, para logo depois deliberarem a respeito delas.

Durante a Plenária Regional, os participantes apresentarão as propostas escolhidas em cada uma das plenárias municipais sobre o tema do PJ deste ano: saúde mental do jovem. Em conjunto, os estudantes selecionarão uma sugestão de cada subtema (Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias) para ser encaminhada à etapa estadual.

Ainda no âmbito regional, os participantes deverão eleger uma das sugestões de temas para o PJ 2023 apresentadas pelos três municípios. Essa escolha também será enviada à etapa estadual, para ser votada por integrantes do PJ de todo o estado.

Plenária Municipal

O PJ de Ponte Nova realizou a Plenária Municipal no dia 14 de julho, quando os jovens deliberaram sobre as propostas criadas por eles dentro dos subtemas.

Um documento com nove propostas, sendo três de cada subtema, foi construído. Desses, duas ideias de cada subtema serão apresentadas no evento de sexta-feira para deliberação dos integrantes da região.

Durante a Plenária Municipal, os participantes também definiram o tema que gostariam que fosse desenvolvido em 2023: Violência Sexual e Educação Sexual. O assunto também será votado, juntamente com as sugestões dos outros integrantes da região, na etapa desta sexta-feira.

Vale destacar que o documento com as noves propostas construídas pelos estudantes na etapa municipal ainda será apresentado aos vereadores durante Reunião Plenária.

O Parlamento Jovem

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e a sexta em Ponte Nova.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Tudo fica registrado na página do PJ Minas no Portal da Assembleia Legislativa, nas redes sociais do PJ Minas e da Câmara de Ponte Nova (Facebook, Instagram e YouTube). No site da Câmara também está disponível o calendário das atividades.

Aderiram ao PJ 2022 as escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, o Instituto Montessori, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Ponte Nova (IFMG – Campus Ponte Nova) e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.

Conteúdo relacionado
Parlamento Jovem | 12/08/2022