Informações sobre parques infantis de Ponte Nova são solicitadas à Prefeitura
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, durante a reunião plenária dessa segunda-feira (22), o requerimento de informações nº 154/2025, de autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB). No documento, ele pede que o Executivo informe sobre parques infantis instalados no município.
O parlamentar que saber se a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) concluiu o estudo técnico para readequação dos ambientes e instalação de novo piso nos locais onde se encontram irregulares e, em caso positivo, pede o cronograma das ações previstas. Ele solicita ainda cópia do cronograma de limpeza dos equipamentos e da manutenção das praças e das peças; e questiona se há algum projeto em elaboração ou em andamento visando a ampliar a oferta de lazer e qualidade de vida da população por meio da melhoria dos parques municipais.
Durante a votação do requerimento, Gustavo lembrou que os questionamentos já haviam sido feitos por outros vereadores e disse: “a gente tem visto brinquedos quebrados, pessoas utilizando os parquinhos para dormir neles, isso quando não têm fezes de animais. Então, pedir ao Executivo que dê uma olhadinha nesses parques aí. Inclusive pode estar causando algum acidente em nossas crianças que podem estar saindo para brincar e têm peças faltando em certos brinquedos, conforme eu mostrei as imagens na semana passada durante a Palavra Livre. [...] Já que estão em más condições, pelo menos os interdita para que não ocorra algum tipo de acidente com nossas crianças”.
O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da reunião plenária de 22 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.