Importância das políticas públicas para as mulheres é destacada pelo vereador Leo Moreira

por Imprensa — publicado 05/08/2020 18h52, última modificação 05/08/2020 18h52
O parlamentar alertou que as relações de desigualdade de gênero se intensificaram durante a pandemia

O vereador Leo Moreira (Republicanos) disse na Palavra Livre da reunião extraordinária dessa segunda-feira (3) que se reuniu com a secretária geral do PSB em Minas Gerais, Kátia Gaivoto. O encontro ocorreu após convite do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ponte Nova, Mauro do Amaral.

“Os assuntos que eu conversei com ela foram as políticas públicas para a mulher, a valorização da mulher na agricultura familiar e também sobre o papel da mulher frente a pandemia da Covid-19”, contou.

“Quando a gente está falando de mulher, nós estamos tratando aqui da multiplicidade de marcadores sociais, da diferença que mostra as nossas experiências sociais de raça, classe, sexualidade, nacionalidade, capacitismo, entre outros”, acrescentou o parlamentar.

Leo Moreira destacou que a ONU (Organização das Nações Unidas) alerta, desde o início da pandemia, para a necessidade de apoio aos grupos vulneráveis.

O parlamentar ressaltou que quase 70% dos profissionais que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus são mulheres. “Quero reconhecer o papel das mulheres profissionais de saúde que estão, praticamente, na linha de frente do combate à pandemia e que são a maioria, além de se dividirem entre a vida profissional e a atividade familiar”.

O vereador disse que é necessário debater o assunto, além de buscar e implementar políticas públicas. Leo destacou a importância que os templos religiosos e organizações têm ao prestarem apoio às mulheres nesse período de pandemia.

Por fim, o parlamentar cobrou do poder público ações de valorização da mulher. “Seja no mercado de trabalho, seja na valorização salarial, seja na implementação da Casa da Mulher, que é uma questão de segurança pública para atendimento personalizado e acolhimento. A gente percebe que essas relações de desigualdade de gêneros já eram pré-existentes a pandemia, mas elas intensificaram e têm afetado de maneira mais drástica a vida das mulheres”, finalizou.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Leo Moreira na Palavra Livre está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.