Importância da doação de órgãos e entrega de homenagem marcam a Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 02/10/2023 18h15, última modificação 02/10/2023 18h15
A representante do Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova (Consepis), Maria Amélia Suriani Lima, abordou a importância da conscientização da doação de órgãos e tecidos, e como isso ocorre no Município
Importância da doação de órgãos e entrega de homenagem marcam a Tribuna Livre

Luzia Gurgel, mãe de Lucas Gurgel Couto, recebendo a homenagem

O Dia Nacional da Doação de Órgãos – comemorado dia 27 de setembro – foi o tema da Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (28). O assunto foi abordado pela representante do Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova (Consepis), Maria Amélia Suriani Lima.

Maria Amélia explicou que o Dia Nacional da Doação de Órgãos tem o objetivo de conscientizar a população quanto à relevância das doações de órgãos e tecidos; e que a legislação brasileira determina que a decisão final da doação é da família, mesmo tendo o doador definido em vida sua escolha.

“Essa lei visa garantir que a vontade da família seja respeitada no momento da doação. Apesar dos avanços e do aumento das discussões sobre o tema nos últimos anos, a doação de órgãos enfrenta desafios significativos no Brasil”.

A seleção de receptores compatíveis é realizada pela Central de Transplantes do Estado de Minas Gerais. Em Ponte Nova existe uma unidade hospitalar – o Hospital Arnaldo Gavazza – credenciada pelo Ministério da Saúde para captar órgãos e tecidos para transplantes desde 2004, por meio do trabalho realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), como esclarecido por Maria Amélia, que fez parte dessa equipe.

“Prestes a completar 20 anos de credenciamento da CIHDOTT do Hospital Gavazza, até a presente data foram registradas 28 doações por morte encefálica e 15 doações por coração parado”, observou.

Além disso, Maria Amélia explicou que em Ponte Nova também é realizado o serviço de nefrologia, no qual são atendidos aproximadamente 172 usuários, de 21 municípios, que aguardam na fila um doador de rim compatível.

“É um tabu e é necessário conversar. Porque o momento vai chegar, de cada um, nós não sabemos de qual forma. E no momento de dor você ter que decidir algo que nunca foi conversado é claro que vai ter uma negativa”.

Ela destacou a data 20 de março de 2008, quando ocorreu o primeiro transplante cardíaco, no Hospital Arnaldo Gavazza, com o coração do primeiro doador, Lucas Moreira Gurgel Couto, que faleceu vítima de acidente de trânsito.

Em decorrência do fato, a data ficou definida como o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, por meio do Projeto de Lei do Legislativo nº 5/2023, de autoria dos vereadores Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Suellenn Fisioterapeuta (PV), que resultou na Lei nº 4.672/2023.

Na ocasião, Amélia e os vereadores Dr. Wellerson e Suellenn entregaram aos pais de Lucas uma homenagem por terem dado a largada, há 20 anos, na doação de órgãos em Ponte Nova.

Os vereadores agradeceram a participação da cidadã e reforçaram a importância de conscientizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 28 de setembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.