Gastos com lavagem de máquinas e veículos do município são objeto de requerimento
Foi aprovado, por unanimidade, na reunião plenária de 22 de setembro, o requerimento de informações nº 155/2025, do vereador Emerson Carvalho (PP), que solicita ao Executivo informações sobre os gastos com lavagem de máquinas e veículos pertencentes ao Município.
No documento, o parlamentar questiona se houve estudo técnico preliminar demostrando que ter estrutura interna gera custo superior ao de contratação de uma empresa terceirizada, e pergunta por que o lava-jato municipal, localizado nas dependências da Secretaria Municipal de Obras, não está sendo utilizado.
Ele requer ainda cópia das notas fiscais dos serviços já efetuados neste ano e da pesquisa de preços de mercado realizada como parte do procedimento licitatório, que serviu de parâmetro para a apuração do preço médio do serviço.
Durante a votação do requerimento, Emerson disse: “é só uma denúncia que chegou até mim a respeito dessa situação de lavagem de veículos da Prefeitura. Sabemos que nós temos o lavador, que é no Setor de Obras da Prefeitura. E me chegou que tem lavagens lá de 900, de 800, de 750, de 600. [...] Se a gente não souber valorizar o nosso dinheiro público, quem é que vai valorizar?”.
O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da reunião plenária de 22 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.