Gastos com aluguel de máquinas e veículos motivam requerimento à Prefeitura

por Mateus Pires publicado 28/08/2025 16h19, última modificação 28/08/2025 16h19
Marcinho de Belim (PDT) quer que o Executivo apresente informações sobre o aluguel dos equipamentos e veículos, como os valores empenhados e a alocação nas secretarias
Gastos com aluguel de máquinas e veículos motivam requerimento à Prefeitura

Imagem ilustrativa | divulgação/Prefeitura de Ponte Nova

A Prefeitura de Ponte Nova terá que informar à Câmara dados sobre a utilização de máquinas e veículos alugados pelo município. O plenário aprovou, na Reunião dessa segunda-feira (25) e por unanimidade dos presentes, o Requerimento nº 129/2025, do vereador Marcinho de Belim (PDT), que solicita as informações ao Executivo.

No documento, o parlamentar pede que sejam informados quais as máquinas e os veículos atualmente alugados e a qual secretaria cada um está alocado. Ele também quer que a Prefeitura informe qual o valor gasto mensalmente por cada veículo e, por fim, solicita a cópia dos contratos de locação.

“Este requerimento se faz necessário, porque chegou ao conhecimento deste vereador que o que se paga, hoje, por máquinas alugadas é um valor exorbitante. E, muitas delas, inoperantes, não fazendo jus ao aluguel. Então, para termos um retrato mais verídico da situação da frota alugada, maquinário e tudo, gostaria que vossas excelências aprovassem esse requerimento”, disse Marcinho durante a votação da matéria.

O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 25 de agosto de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.