Frota de caminhões da coleta de lixo motiva requerimento à Prefeitura

por Mateus Pires publicado 11/02/2026 13h49, última modificação 11/02/2026 13h49
O documento, de autoria do vereador Gustavo de Fizica (MDB), deseja saber, entre outros, sobre quantidade de veículos em operação e em manutenção
Frota de caminhões da coleta de lixo motiva requerimento à Prefeitura

Imagens dos caminhões e o vereador Gustavo de Fizica (MDB)

A Câmara aprovou, por unanimidade, durante a reunião plenária dessa segunda-feira (9), o requerimento nº 17/2026, do vereador Gustavo de Fizica (MDB). O documento formaliza pedidos de informações à Prefeitura sobre a frota de caminhões da coleta de lixo do município.

Durante a votação do requerimento, o vereador exibiu imagens de veículos da frota: “Isso aí são garrafas que os motoristas carregam para poder estar colocando lá no carburador dos caminhões. [...] A gente sabe que tem veículos novos aí chegando à praça, mas a gente sabe que vai ter que repor, né? [...] Sabemos que o problema vai resolver para um lado e vai piorar para o outro se não chegarem mais máquinas novas aí para os motoristas trabalharem e atenderem bem a população ponte-novense, que hoje enfrenta um grande problema com lixo urbano”, disse.

Por meio do documento, Gustavo pergunta à Prefeitura qual a quantidade atual de caminhões destinados à coleta de lixo, a quantidade de veículos que se encontram em pleno funcionamento e parados por problemas mecânicos ou outros motivos, especificando as causas.

O vereador também pediu a relação dos caminhões adquiridos recentemente, com indicação da data de compra e da atual situação de cada um, além de informações sobre a existência de contratos de manutenção em vigor e quais providências estão sendo adotadas para a recuperação dos veículos inoperantes.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 9 de fevereiro de 2026 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.