Falta de varrição em ruas do Vau-Açu gera requerimento de vereador à Prefeitura

por Mateus Pires publicado 26/11/2025 17h55, última modificação 26/11/2025 18h00
Gustavo de Fizica (MDB) disse que moradores do distrito vêm reclamando da situação, que provoca acúmulo de lixo, folhas e entulhos nos espaços públicos
Falta de varrição em ruas do Vau-Açu gera requerimento de vereador à Prefeitura

Imagem disponibilizada pelo vereador e Gustavo de Fizica (MDB)

Por unanimidade dos vereadores presentes na reunião plenária dessa segunda-feira (24), a Câmara aprovou o requerimento nº 195/2025, de Gustavo de Fizica (MDB). O documento solicita à Prefeitura informações a respeito do serviço de varrição em ruas do distrito do Vau-Açu.

Durante a votação do requerimento, Gustavo explicou que moradores do local disseram que o serviço não vem sendo executado de forma regular, gerando acúmulo de lixo, folhas e entulhos nas ruas e calçadas. “Recebi diversos relatos de que não tem acontecido a varrição lá no Vau-Açu. Então, gostaria de informações do departamento de Meio Ambiente para ver o que está acontecendo. [...] Um distrito que passa ano, vira ano e continua do mesmo jeito. [...] Isso não pode acontecer”.

Por meio do documento, o vereador quer saber se o distrito está incluído na rota de varrição urbana do município e quantos servidores estão designados para atender a localidade. Além disso, pergunta qual a frequência do serviço no Vau-Açu e se há previsão para reforço ou retomada regular dos trabalhos.

Gustavo justifica o pedido de informações como forma de assegurar a prestação adequada do serviço, promovendo melhores condições de higiene, segurança e bem-estar dos moradores do distrito.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 24 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.