Executivo terá que informar sobre medicamentos da Farmácia Popular, Covid-19, obras e recursos da Cultura

por Imprensa — publicado 16/06/2020 17h55, última modificação 18/06/2020 16h34
Os vereadores aprovaram cinco Indicações Protocoladas na sessão dessa segunda-feira (15). Segundo o prazo regimental, a Prefeitura tem 15 dias para prestar as informações solicitadas

Cinco Indicações Protocoladas foram aprovadas pelos vereadores de Ponte Nova durante a reunião extraordinária dessa segunda-feira (15). Os documentos solicitam informações sobre medicamentos da Farmácia Popular, Covid-19, obras e recursos da Cultura. A Prefeitura tem 15 dias para enviar as respostas, segundo o prazo regimental.

De autoria do vereador Sérgio Ferrugem (Republicanos), a Indicação Protocolada 322/2020 pede dados sobre a disponibilidade de medicamentos na Farmácia Popular. O parlamentar quer saber se há falta e/ou baixo estoque de medicamentos. Em caso positivo, Ferrugem solicita a relação dos medicamentos e a respectiva justificativa pela falta ou baixo estoque.

O vereador considera que a solicitação é uma demanda dos cidadãos pontenovenses que têm apresentado recorrentes queixas quanto à falta de medicamentos na Farmácia Popular.

Já o vereador Montanha (MDB), por meio da Indicação Protocolada 329/2020, solicita informações a respeito dos gastos de recursos da Cultura. Ele questiona no documento como os recursos da Cultura estão sendo gastos, sejam eles próprios ou pertencentes ao Fundo Municipal de Cultura, haja vista a impossibilidade de realização de festividades e outros eventos em decorrência do distanciamento social.

Montanha também indaga quais ações, atividades e/ou projetos a Secretaria Municipal de Cultura pretende realizar para auxiliar os artistas de Ponte Nova durante a pandemia.

Os vereadores Hermano (PT), Leo Moreira (Republicanos) e Sérgio Ferrugem apresentaram a Indicação Protocolada 331/2020, que quer do Executivo dados sobre a obra na Rua Luiz Martins Soares Sobrinho, no bairro de Fátima. Eles pedem a cópia de documentação que informa o início exato da obra e previsão de conclusão, além da cópia do projeto de execução da obra.

Os parlamentares destacam que a realização da obra tem gerado grande debate entre os moradores da rua que reclamam da forma de execução. Eles relataram que em recente visita à rua os moradores falaram sobre a falta de acompanhamento por parte do Executivo, as frequentes faltas de materiais para os trabalhadores da empresa responsável e que inclusive já chegaram a pedir trena de medição e colher de pedreiro emprestados.

Por meio da Indicação Protocolada 333/2020, a vereadora Aninha de Fizica (PSB) quer que seja informado onde estão sendo realizados e quais os prazos médios de resposta dos exames de verificação de contaminação pelo coronavírus (Covid-19). Ela pede o detalhamento do local de realização do exame, o número de exames encaminhados e as datas de encaminhamento e de recebimento dos resultados.

A Indicação Protocolada 334/2020, de autoria do vereador Hermano, pede que informações sobre a divulgação de dados sobre a Covid-19 no município. O vereador cita no documento que o Governo Federal tem atrasado o fornecimento dos números de infectados e mortos pelo novo coronavírus. Por conta disso, o parlamentar fez quatro questionamentos ao Executivo:

“1. Como ocorre o processamento das informações do boletim epidemiológico que são divulgados diariamente. Os dados são gerados pela Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde? 2. Qual tem sido a média de aplicação de testes (rápido e/ou RT-PCR) aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde; 3. Os casos em que as pessoas custeiam os próprios testes (particular) a Secretaria consegue ter controle/monitoramento da realização destes testes; 4. Qual o motivo da mudança dos termos e da disposição destes nos boletins epidemiológicos. Percebe-se a diferença, por exemplo, entre os boletins dos dias 07/05/2020 e 10/05/2020”.