Evento sobre memória institucional e gestão arquivística será em 08/10

por Imprensa — publicado 17/09/2019 14h55, última modificação 30/09/2020 16h44
Inscrições para o Ciclo de Palestras devem ser feitas até 04/10
A Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, em parceria com a Gerência Geral de Documentação e Informação (GDI) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está organizando o Ciclo de palestras: Memória Institucional e Gestão Arquivística a realizar-se no dia 08/10 a partir das 8 horas no Plenário João Mayrink.
 
Na programação uma palestra da Mestre em Ciência da Informação graduada em Biblioteconomia e Ciências Sociais, Márcia Milton Vianna que vai abordar o tema “Memória institucional: o caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. A outra palestra será ministrada pelo Doutor e Mestre em Ciência da Informação, especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva e graduado em Arquivologia, Welder Antônio Silva com o tema “Gestão de documentos arquivísticos: teoria e prática”.
 
O objetivo do Ciclo de Palestras é repercutir exemplos e ações da ALMG, relacionadas à gestão de documentos arquivísticos e o Memorial do Legislativo Mineiro e disponibilizar para pessoas que atuam em arquivos de órgãos públicos e outras instituições (Câmaras, prefeituras, autarquias, hospitais etc) a política de gestão arquivística e de resgate e preservação da memória desenvolvido pela Assembleia de Minas, que é referência no assunto.
 
A proposta é, também, dar suporte para instituições dispostas a modernizar, legalizar e organizar seus arquivos. Serão apresentados conceitos gerais, princípios, objetivos, rotinas e importância da gestão de documentos de modo a apontar caminhos para que esta prática se torne uma realidade, além de propiciar uma reflexão sobre o fazer arquivístico e a promoção do acesso aos documentos arquivísticos no âmbito do poder público e, ainda sensibilizar sobre a necessidade de uma mentalidade mais zelosa no trato dos documentos públicos.
 
O evento é desdobramento de reunião ocorrida, em 25/06, quando a presidente da Câmara de Ponte Nova, Aninha de Fizica, foi recebida, na Gerência Geral de Documentação e Informação (GDI) na ALMG. Na época ela se informou sobre a gestão arquivística, o trabalho de resgate e preservação e visitou diversos setores do arquivo da ALMG e o Memorial do Legislativo Mineiro buscando suporte para a Câmara de Ponte Nova organizar melhor seu arquivo e, também, colheu informações para a implantação do Centro de Memória da Câmara de Ponte Nova. Considerou a visita muito positiva e ficou grata com a receptividade e o profissionalismo dos profissionais do GDI e achoou importante multiplicar as informações outras instituições da região.
 
As vagas para o Ciclo de palestras: Memória Institucional e Gestão Arquivística são limitadas. Inscrições abertas até o dia 04/10/2019 no site da Câmara de Ponte Nova.
registrado em: