Estudante pede melhorias na iluminação da rua Professor Campolina, no Guarapiranga

por Rachel Monteiro publicado 02/06/2025 18h05, última modificação 02/06/2025 20h14
Cauã Ramos da Silva Nascimento, que representou a Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, disse que o local apresenta riscos à segurança dos alunos e demais pessoas que utilizam a via
Estudante pede melhorias na iluminação da rua Professor Campolina, no Guarapiranga

Cauã Ramos da Silva Nascimento durante a Tribuna da última quinta-feira (29)

A Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (29) recebeu o estudante Cauã Ramos da Silva Nascimento, que solicitou reparos na iluminação da rua Professor Campolina, no bairro Guarapiranga. Ele afirmou que a falta de iluminação adequada gera riscos à segurança dos estudantes e demais pessoas que passam pela via.

"Vim representar a Escola Professor Antônio Gonçalves Lanna. Quero pedir a atenção da Câmara. [...] Tem vários e vários pontos escuros, os quais geram muitos riscos de acidentes, além de assaltos. Pode também gerar muitos roubos e outros crimes violentos. Todos aqui sabemos que a segurança pública é direito de todos”, ressaltou.

O estudante disse que os postes ficam muito distantes uns dos outros e que inúmeras lâmpadas estão queimadas.

“Ela precisa, apressadamente, de uma ótima iluminação. Estamos ao lado da Cemig, não geraria muito trabalho para fazer esse tipo de ajuste. A rua recebe diariamente muitos alunos, [...] muitos trabalhadores, muitos pais, muitos professores; além de servidores públicos”, finalizou.

Ao final de sua fala, Cauã agradeceu a oportunidade em participar da Tribuna. Os parlamentares o parabenizaram por liderar a reivindicação.

Thaffarel do Povo (PSB) questionou se não seria necessário aumentar o número de transformadores. “Acredito que essa lâmpada de LED tem uma potência maior para clarear, porém ela deve exigir um pouquinho mais do transformador. Muitos problemas de lâmpadas queimadas na Cidade. Será que o problema não seriam os transformadores? Trocar e aumentar o número dos transformadores?”.

Emerson Carvalho (PP) observou: “a gente vem lutando a respeito de iluminação pública aqui em Ponte Nova desde o meu primeiro mandato, há quatro anos. E muita coisa tem acontecido, inclusive alguns postes foram instalados em vários locais que não tinham. [...] Mas ainda falta muito. Ainda falta bastante coisa para ser resolvida. E hoje é importante a gente alertar a população que nós temos um aplicativo que se chama ‘Ouvir você’, que é para troca de lâmpadas queimadas. [...] Com sete dias, no máximo, eles trocam. [...] Não foi feito? Aí podem entrar em contato com qualquer um de nós aqui, vereadores, que a gente vai correr atrás e ajudar a resolver também. Agora, depende se a questão lá da rua é lâmpada queimada ou falta dos braços de lâmpada. Realmente essa rua é bem escura mesmo e como você falou, uma observação muito importante, a rua da Cemig”.

Marcinho de Belim (PDT) parabenizou a reivindicação trazida por Cauã e também falou sobre a existência do canal da Prefeitura que permite solicitar a troca de lâmpadas: “ele [Emerson] falou que são sete dias, mas eu acho que até com três dias eles acabam trocando as lâmpadas queimadas.

Guilherme Belmiro (PT) declarou: “é muito importante ver a juventude ocupando os espaços [...] onde são tomadas as decisões, onde são formadas as leis que vão interferir diretamente na vida de cada um de vocês”. E sugeriu: “a gente talvez poderia fazer um Requerimento solicitando para que seja feita uma análise ali, primeiro. Tem a questão das luzes apagadas, [...] tem o aplicativo que é importante, a gente pode utilizar ele também, mas fazer uma análise. Talvez fosse interessante colocar mais um braço, mais uma iluminação, ou alguma coisa do tipo para que algo seja feito. Porque de fato aquela rua é muito escura”.

Wagner Gomides (PV) sugeriu que os vereadores enviem, em conjunto, um Ofício à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) “solicitando [...] que faça essa avaliação na rua citada pelo Cauã, para saber se de fato é lâmpada ou se precisa de uma extensão de rede ou algo do tipo para poder melhorar a iluminação do local”.

Wellington Neim (PP) sugeriu que a Casa Legislativa faça Indicação conjunta solicitando ao Executivo os reparos solicitados.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 29 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.  

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.