Estudante de medicina aborda sobre prevenção ao câncer de mama
A Tribuna Livre da reunião plenária de 20 de outubro recebeu, dentro do projeto Câmara Informa, a estudante de medicina Maria Fernanda de Freitas Xavier. Ela abordou sobre a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama realizada ao longo do mês passado.
Maria Fernanda citou um breve histórico da campanha Outubro Rosa e disse que os objetivos são salvar vidas por meio da informação e promover o autocuidado e o acesso à mamografia.
A estudante explicou sobre o câncer de mama e que existem diversos tipos da doença. “Então, a gente precisa tratar de forma individualizada, tanto o paciente quanto essas formas do câncer”.
A participante chamou a atenção para o fato de que a doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, principalmente após os 50 anos. “É a principal causa de morte relacionada ao câncer nessa população. São estimados mais de 70 mil novos casos por ano”.
Maria Fernanda lembrou que a detecção inicial da doença é fundamental para o tratamento e a cura do paciente. “Quanto antes a gente descobre, [...] maiores são as chances de cura”, destacou.
Entre os fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de uma mulher desenvolver a doença estão, segundo Maria Fernanda, fatores hormonais, hereditários/genéticos, além do estilo de vida.
“São aqueles fatores que não vêm como uma sentença de que eu vou ter o câncer. Muito pelo contrário: quando eu modifico os meus hábitos de vida, eu consigo também diminuir a minha probabilidade de desenvolvê-lo. Entre esses fatores, existem sedentarismo, obesidade, consumo de álcool, tabagismo, uso prolongado de hormônio, sobretudo sem acompanhamento médico”.
Prevenção
A estudante disse ser importante a adoção de hábitos saudáveis para evitar a doença, como alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Além disso, é essencial avaliação médica regular, realizar exames frequentes e o autoexame.
“A mamografia é o exame que vai detectar os nódulos antes mesmo deles conseguirem ser palpáveis, visíveis quando a gente faz, por exemplo, o autoexame”, explicou.
Ela orientou que o corpo também pode dar sinais que devem ser investigados, como presença de caroço na mama ou na axila, alterações na pele (retração, vermelhidão ou aspecto de casca de laranja), saída de líquido pelo mamilo e dores ou sensibilidade diferente na mama.
Apoio emocional
Maria Fernanda destacou a importância do apoio emocional às pacientes com câncer. “O diagnóstico, a gente sabe, vai trazer muito medo, muita insegurança para a paciente. Então, o apoio faz toda a diferença. Precisamos, sempre, unir mesmo esse apoio físico, esse apoio da área da saúde ao apoio emocional”.
Mitos e verdades
A participante do Câmara Informa também esclareceu mitos e verdades relacionados ao câncer de mama:
- sim, homens podem ter a doença;
- o diagnóstico não é uma sentença de morte. Quando realizado cedo, tem até 95% de chance de cura;
- amamentação protege contra o câncer de mama;
- 70% dos casos acontecem sem histórico familiar;
- o autoexame não substitui a mamografia;
- não há comprovação científica que associe o uso de desodorante ou antitranspirante à ocorrência do câncer de mama;
- traumas podem causar hematomas, mas não provocam câncer;
- embora mais comum após os 50 anos, o câncer também pode ocorrer em jovens;
- no início da doença, geralmente não dói;
- a mamografia não expõe a paciente à radiação perigosa;
- o risco de desenvolver a doença não depende do tamanho da mama;
- o câncer de mama tem cura;
- no caso dos homens, a ginecomastia em si não causa câncer, mas é preciso investigar casos persistentes ou com nódulos;
- quem fez cirurgia de mama pode, sim, fazer mamografia;
- o câncer pode voltar mesmo após o tratamento.
Considerações
Os vereadores agradeceram a presença da estudante, parabenizaram pela explicação, tiraram dúvidas e destacaram a importância da divulgação do tema para a conscientização da população.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.
O vídeo da reunião plenária de 20 de outubro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.