Escolhidos os representantes da Câmara nos conselhos municipais e novo horário para reuniões

por Imprensa — publicado 22/01/2021 17h42, última modificação 22/01/2021 17h42
As reuniões plenárias serão às 18 horas a partir do dia 1º de fevereiro

Reunião de capacitação ocorrida nessa quinta-feira (21)

Os 10 conselhos municipais já têm escolhidos os representantes do Poder Legislativo. Os parlamentares foram informados sobre a designação durante a reunião de capacitação para o mandato promovida pela Câmara nessa quinta-feira (21).

Os nomes dos titulares e suplentes foram informados ao prefeito Wagner Mol (PSB) por meio de um ofício assinado pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB). A distribuição ficou da seguinte forma:

• Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

• Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Titular: Antônio Carlos Pracatá de Sousa

Suplente: José Gonçalves Osório Filho

• Comitê Gestor local do Programa Cidade e Comunidade Amigáveis com a Pessoa Idosa

Sérgio Antônio de Moura

Durante o encontro, os vereadores escolheram o novo horário para as reuniões plenárias: 18 horas, a partir do dia 1º de fevereiro. Esse horário foi definido para os próximos dois meses, pois os parlamentares querem experimentar se nesse período haverá mais participação popular nas sessões. Em 2020, as reuniões ocorriam a partir das 17h30.

A capacitação ainda contou com a explanação do assessor legislativo Edinei dos Santos, da chefe de Divisão de Gabinete e Relação Institucional Maria Juliana Gomes, do agente administrativo educacional Ricardo de Melo e do Procurador Acácio Mucci Neves. Eles abordaram assuntos sobre a Escola do Legislativo, postura parlamentar, tópicos do Regimento Interno e da Lei Orgânica e a dinâmica do processo legislativo.

O vereador Wagner Gomides (PV) foi apresentado como coordenador técnico da Escola do Legislativo. Em pronunciamento, o parlamentar destacou a possibilidade que a Escola oferece em aproximar o Poder Legislativo da população. Também disse que está em planejamento o projeto “De carona com o vereador”, que propõe que cada parlamentar leve um convidado para acompanhar a reunião plenária.