Equipe do IFMG chega a semifinal de competição e apresenta projeto na Câmara

por Divisão de Comunicação* — publicado 27/02/2023 17h30, última modificação 27/02/2023 17h32
Com tecnologia e informação acessível, um grupo de estudantes do IFMG Ponte Nova desenvolveu um aplicativo que permite tirar dúvidas dos cidadãos quanto a serviços públicos, direitos e justiça
Equipe do IFMG chega a semifinal de competição e apresenta projeto na Câmara

Mateus Silva Damasceno

Durante a Reunião Plenária do dia 16 de fevereiro, o aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) campus Ponte Nova, Mateus Silva Damasceno, utilizou a Tribuna Livre para apresentar o projeto desenvolvido com outros colegas e que está na semifinal do Desafio Liga Jovem, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Ideias de Futuro.

Mateus explicou que para chegar à semifinal o grupo foi selecionado entre 1.200 equipes de todo o território nacional. Os jovens pontenovenses estão desenvolvendo um aplicativo que irá permitir o esclarecimento de dúvidas pertinentes em grande parte da população que não tem acesso a recursos, deixando falhas também no acesso aos direitos. O aluno enfatizou que o objetivo do projeto é proporcionar justiça social, que não ocorre com a falta de acesso à informação.

“Um exemplo disso foi vivenciado na minha própria família. Minha tia estava passando por um problema no qual envolvia o acesso ao seu seguro desemprego. E ela, assim como milhares de brasileiros, não sabia a quem recorrer, por não conseguir entender o que de fato era seu direito e por não ter condição”, explica Mateus.

De acordo com ele, a falta de informações acessíveis à população que está em vulnerabilidade socioeconômica torna a vida dessas pessoas ainda mais difícil. “Por isso a vida de milhares de brasileiros em situações de vulnerabilidade social e econômica é uma luta constante todos os dias. Infelizmente, eles não têm acesso a informações básicas sobre saúde pública, direitos trabalhistas, direitos do consumidor, entre outros”.

O aplicativo

Mateus esclareceu que o aplicativo em desenvolvimento objetiva fornecer uma solução digital para problemas sociais recorrentes na população que ocorrem pela falta de acesso à informação. A ideia é oferecer uma consultoria e orientação sobre as leis e normas brasileiras, contendo uma assistência virtual que pode esclarecer dúvidas e dizer quais medidas podem ser tomadas.

“Assim, eles podem ter acesso facilitado a seus direitos e percebendo as situações exploradoras em que passam, buscando formas de superar as dificuldades que enfrentam por inacessibilidade à informação”, explica.

Apoio

O jovem pediu apoio dos parlamentares e da população para o desenvolvimento, a divulgação e a pesquisa que envolve o aplicativo. “Nossa equipe é composta por seis estudantes, mas nós estamos lutando por justiça social para todos os brasileiros”.

A equipe que representará o IFMG Ponte Nova na competição é formada também pelos estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Administração: Lívia Taveira Cotta da Silva, Anna Carolina Pereira de Santana, Ana Luiza de Oliveira Nonato e Juliano de Queiroz Ribeiro. A orientadora do grupo é a professora Cassia do Carmo Pires Fernandes.

Os parlamentares parabenizaram o aluno e a equipe pela iniciativa. Além disso, eles citaram que Mateus Silva Damasceno participa e se destaca na Escola do Legislativo e se colocaram à disposição para auxiliar na iniciativa dos estudantes.

Desafio Liga Jovem

O “Desafio Liga Jovem” é desenvolvido em todo país com alunos que estão entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O objetivo do projeto é incentivar que os jovens desenvolvam soluções para problemas da sua escola ou da sua comunidade.

Os grupos classificados apresentarão seus projetos no evento final que ocorrerá em São Paulo, no período de 21 a 24 de março de 2023.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 16 de fevereiro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação