Eleitos para o quadriênio 2021/2024 serão empossados dia 1º de janeiro

por Imprensa — publicado 18/12/2020 18h15, última modificação 19/12/2020 11h29
A cerimônia não terá presença de público, mas será transmitida ao vivo

A Câmara de Ponte Nova definiu a programação da cerimônia de posse dos Vereadores, Prefeito e Vice-prefeita eleitos para o mandato 2021/2024. A Sessão Solene será no dia 1º de janeiro de 2021 (sexta-feira), com início às 10h30, no Plenário da Câmara.

O evento adotará as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 que impedem aglomerações. Assim, a posse seguirá as regras de distanciamento social, com o uso obrigatório de máscaras e será permitida a presença de somente um acompanhante por eleito e dos servidores escalados para o dia.

Não será permitido acesso de público, mas a Câmara vai transmitir a cerimônia ao vivo em seu website e redes sociais (Facebook e YouTube) a partir das 10 horas.

O veículo de comunicação interessado em enviar profissional para cobertura presencial do evento deverá credenciá-lo junto à Divisão de Comunicação Social da Câmara até o dia 30 de dezembro.

Seguindo o que determina o Regimento Interno da Câmara, a solenidade começa sob a presidência do mais idoso entre os eleitos, no caso o vereador Antônio Carlos Pracatá de Sousa (MDB), que indicará um secretário “ad hoc” para secretariar os trabalhos.

Depois de fazer a chamada e confirmar a autenticidade dos diplomas e declarações de bens, o presidente em exercício prestará o seguinte compromisso: “Prometo cumprir dignamente o mandato a mim confiado, guardando a Constituição e as leis, trabalhando pelo engrandecimento deste Município”. O compromisso deverá ser confirmado por todos os vereadores presentes com as palavras: “Assim o prometo”, um a um, conforme a ordem de chamada.

Após o compromisso de posse dos Vereadores, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2021/2022. Os candidatos aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Mesa Diretora devem-se inscrever até às 12 horas do dia 30 de dezembro.

A votação é nominal, cargo a cargo, na ordem decrescente. E a ordem de manifestação de cada vereador é definida por sorteio. Depois da apuração dos votos e a declaração dos eleitos, o Presidente da Sessão dá posse ao Presidente, Vice-Presidente e Secretário eleitos para o biênio 2021/2022.

Com a posse da Mesa Diretora, o Presidente vai declarar a instalação da nova Legislatura e em seguida dar posse aos reeleitos Wagner Mol Guimarães (Prefeito) e Valéria Cristina Alvarenga dos Santos (Vice-prefeita) que, após apresentarem o Diploma da Justiça Eleitoral devem prestar, separadamente, o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado e a Lei Orgânica deste Município, observar as leis, promover o bem geral do povo e sustentar a integridade e autonomia de Ponte Nova”.

Prestados os compromissos, o Presidente da Câmara vai declará-los empossados no cargo de Prefeito e vice-prefeita de Ponte Nova para o quadriênio 2021/2024 e o termo de posse será assinado por eles e por todos os vereadores.

Além do vereador Pracatá, foram reeleitos para o quadriênio 2021/2024 André Pessata (Podemos), Aninha de Fizica (PSB), Fiota (PSDB), Sérgio Ferrugem (Republicanos) e Zé Osório (PSB). Emerson Carvalho (PTB), Guto Malta (PT), Juquinha Santiago (Avante), Suellenn Fisioterapeuta (PV), Wagner Gomides (PV), Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Zé Roberto Júnior (Rede) vão exercer o mandato pela primeira vez.