Diretores escolares fazem declaração de repúdio na Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 18/08/2023 18h05, última modificação 19/08/2023 20h02
Fernanda Mendes, diretora da Escola Municipal Senador Miguel Lana, apresentou uma carta de repúdio elaborada por colegas que se sentiram ofendidos por uma fala do vereador Guto Malta (PT) durante discussão sobre o assunto
Diretores escolares fazem declaração de repúdio na Tribuna Livre

Fernanda Mendes leu uma carta de repúdio na tribuna. Colegas prestigiaram a manifestação no plenário

A diretora da Escola Municipal Senador Miguel Lana, Fernanda Mendes, utilizou a Tribuna Livre na Reunião Plenária dessa quinta-feira (17) para apresentar uma carta de repúdio elaborada conjuntamente com outros diretores. O documento faz referência à discussão sobre o piso salarial dos profissionais da educação, previsto no Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 4.015/2023, durante reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) do dia 6 de junho deste ano.

“Houve uma manifestação desrespeitosa em relação aos profissionais da educação feita pelo então vereador Guto Malta (PT). O desrespeito realizado pelo vereador foi inclusive gravado e registrado em audiência por vídeo, sendo utilizados termos e ironias que fogem ao decoro de uma Câmara Municipal e das convenções do respeito e do bom trato para com as pessoas”, diz o texto da carta lida por Fernanda.

Na ocasião, ela também esclareceu sobre as funções dos diretores, as problemáticas em trabalhar com educação em um contexto de diferenças sociais e enfatizou que a temática administrativa-financeira no âmbito educacional deve ser tratada com respeito.

“Foram identificadas latentes formas de desrespeito, algo contraditório, uma vez que o âmbito educacional pela própria denominação está paralelo aos preceitos de cidadania, respeito, empatia, cordialidade e gentileza. Ainda assim, destaca-se não somente um ataque ao grupo de diretores escolares, por sua vez uma posição legítima de debater seus direitos e sobre as melhorias da classe, mas também ataques a um órgão público, expressamente necessário para dinâmica pública e social”.

Os servidores que assinaram a carta e que também estiveram presentes no Plenário solicitaram uma retratação do vereador Guto Malta (PT). Também destacaram a necessidade de políticas de valorização dos trabalhadores da educação.

“É um tema que precisa ser retomado e discutido. [...] De modo geral, a educação passa por uma série de conflitos e desafios a serem solucionados, fazendo com que seja necessária a constante reinvenção, firmeza, dedicação e empenho da parte de todos profissionais”. 

Após a fala da diretora, os vereadores se pronunciaram quanto ao assunto. André Pessata (Podemos) parabenizou a participação de Fernanda. “É uma coisa complexa é ser um diretor. Porque lá vai ter que pensar pelos professores, pelos alunos”.

Wagner Gomides (PV), presidente da CFLJ, disse que entende a necessidade de melhorias na gratificação dos diretores. Todavia, destacou que está sendo discutido o plano de carreira dos servidores da educação, para que seja possível um aumento isonômico para todos os servidores.

“O plano de carreira é essencial pra gente pensar para frente. [...] Isso não quer dizer que a gente não entenda que vocês mereçam uma gratificação melhor. Só que o plano de carreira, que ia chegar naquela época, que já ia chegar desde o ano passado, ele ficou prometido de chegar no começo desse mês, e agora com a promessa de chegar no fim deste. [...] Porque foi retirado desse novo Projeto aqui a gratificação dos diretores”.

A demora para a entrega do plano de carreira foi justificada por Aninha de Fizica (PSB). “Existem vários tipos de problemas que no decorrer da montagem do Projeto para chegar até aqui a gente vai esbarrando aqui e ali. Mas eu tenho certeza que ele chega agora no mês de agosto. [...] Procurei Keila [secretária municipal de Educação] para saber e entendi perfeitamente o porquê que o Executivo mandou esse Projeto para a Casa”.

Emerson Carvalho (PTB) esclareceu que todos os vereadores têm o objetivo de melhorar as condições dos trabalhadores da educação. “Nenhum aqui se propôs a estar contra ou votar contra alguma coisa que seja para benefício da educação, principalmente professores. [...] E para vocês não é diferente”.

A iniciativa do grupo de diretores foi parabenizada por Juquinha Santiago (Avante). “Meus parabéns a todos vocês e dizer a vocês que nós estamos aqui em total apoio de vocês”.

Guto Malta (PT), citado por Fernanda, contextualizou que o PL visava à valorização dos diretores e vice-diretores, contudo possuía problemas. Ele também se retratou perante ao servidores por sua fala. 

“O âmbito daquele PL [...] vinha também acompanhado de um outro Projeto, que no meu entendimento é brutalmente inconstitucional, pela forma de se estabelecer a remuneração. Mas de qualquer forma, Fernanda, eu não tenho compromisso com o erro, eu reconheço quando eu erro, tenho essa capacidade de recuar, de pedir desculpas. Então eu faço nesse momento. Peço desculpas a vocês diretores e diretoras, vice-diretores e vice-diretoras, porque na verdade eu acabei me exaltando”.

A presença dos educadores foi agradecida pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB). Ele parabenizou Guto Malta pela retificação de suas atitudes, salientou a importância de um projeto que contemple todas as classes de servidores e da participação desses cidadãos na construção da legislação. 

“Que venha para essa Casa um plano de carreira da melhor forma possível onde que vai atingir a todas as classes, sem deixar ninguém no prejuízo. Isso é uma função de todos nós, cada um tem uma maneira de defender, uma maneira de agir. Mas a Casa é de vocês. Uma coisa que é de grande valia, [...] sempre que esse projeto voltar nessa Casa e for discutido, eu gostaria que esse Plenário estivesse cheio, por quê? Para ouvir opinião. Isso é de grande importância, a presença de vocês”.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 17 de agosto está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação