Dia Mundial da Água é discutido em Jornada de Debates
por Imprensa
—
publicado
21/03/2019 17h25,
última modificação
24/09/2020 17h51
Entre os assuntos abordados: preservação de nascentes, desperdício e educação ambiental
A Câmara de Ponte Nova realizou, no dia 20 de março, no plenário João Mayrink, a Jornada de Debates com o tema “Dia Mundial da Água”. Presidida pelo vereador José Rubens Tavares (PSDB), membro da Comissão de Meio Ambiente, o evento teve a participação dos demais vereadores, secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno do Carmo; da presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga), Sônia Madali Boceja; e presidente do Conselho do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa Cinco) e assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Luísa Faria, que fez uma breve explanação sobre a micro bacia do parque.
Foram discutidos os caminhos para o desenvolvimento sustentável, preservação do Rio Piranga, seus afluentes e lençóis do Município, qualidade da água, manejo das represas no Passa Cinco e as ações desenvolvidas pelo CBH-Piranga que é um órgão de caráter normativo e deliberativo com o objetivo de promover programas e políticas voltados à preservação, recuperação e desenvolvimento sustentável da bacia.
Os cidadãos Ranielly Saraiva, Rodrigo Bento Coelho e Carlos Henrique de Oliveira se manifestaram, chamando a atenção para a implantação dos interceptores de esgoto, conscientização nas escolas, descarte de lixo no rio, estudo de impacto ambiental para esvaziamento da lagoa do Passa Cinco, desperdício de água e perfuração de poços artesianos nas áreas rurais. Os vereadores também fizeram seus questionamentos focando na preservação do Rio Piranga, na educação ambiental e no papel do CBH-Piranga.
A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH-Piranga), Sônia Madali Boceja, ressaltou que já houve a licitação para os interceptores de esgoto e que as ações de educação ambiental têm acontecido nas escolas. Comentou sobre o tratamento da água e disse que o processo de desinfecção é eficiente, sendo a análise realizada diariamente pelo DMAES. Quanto aos poços artesianos nas áreas rurais, ela ressaltou a burocracia no setor público, porém, anunciou que houve licitação no DMAES para perfuração de 20 poços.
O secretário de Meio Ambiente, Bruno do Carmo, comentou que a Defesa Civil está acompanhando o processo de esvaziamento da lagoa do Passa Cinco e que a medida foi tomada visando à prevenção de acidentes já que a Comissão Municipal de Defesa Civil detectou infiltração na barragem. As sugestões foram acolhidas pelos vereadores para que possam fazer os devidos encaminhamentos.
Lançamento de livro
O jornalista Alfredo Padovani também fez o convite para o lançamento de seu livro “Quatro Décadas de Ambientalismo em Ponte Nova” no dia 22 de março, às 20h, no Salão Cacau Mayrink, na Praça de Esportes do E.C. palmeirense. A entrada é franca. O livro será trocado mediante quatro caixinhas de leite integral que serão destinadas à APAE de Ponte Nova.
registrado em:
Site antigo