Deputado e escrivã apresentam projeto de combate à violência contra a mulher

por Divisão de Comunicação* — publicado 28/04/2023 18h36, última modificação 28/04/2023 18h36
A Lei Estadual Chame a Frida criou uma assistente virtual que funciona 24 horas e fornece atendimento para vítimas de violência doméstica, por meio de mensagens em texto, áudios, fotos ou vídeos referentes às denúncias e localização da vítima
Deputado e escrivã apresentam projeto de combate à violência contra a mulher

Zé Roberto Júnior (Rede), Ana Rosa, Marquinho Lemos, Dr. Wellerson Mayrink (PSB), Silvério Aguiar e Antônio Carlos Pracatá (MDB)

A Tribuna Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (24) foi utilizada pelo deputado estadual Marquinho Lemos (PT) e pela escrivã da Polícia Civil da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Manhuaçu, Ana Rosa. Eles falaram sobre a Lei Estadual Chame a Frida, um instrumento de combate à violência contra a mulher.

O deputado é o autor da Lei e falou sobre o processo para transformar o projeto em uma norma estadual. “Nós transformamos em um projeto de lei,que  foi votado no primeiro e no segundo turno e, no final do ano passado, o governador sancionou. [...] O nosso trabalho agora é de fazer com que ele saia do papel. Nós temos muitas leis que são muito boas, muito interessantes, mas que ficam só na gaveta”, comentou.

Uma das idealizadoras, Ana Rosa, explicou sobre a origem e os objetivos do programa, que tem o intuito de tornar mais acessível o acionamento da polícia para a segurança das mulheres, principalmente de áreas rurais, durante 24 horas, via WhatsApp.

“Eu tive a ideia de criar um projeto que levasse a delegacia para a casa dessas mulheres. Onde elas pudessem acessar o serviço nos afazeres domésticos ali. A ideia foi a seguinte: vamos criar um Chatbot, vamos criar uma espécie de robô que converse com essa mulher e que facilite esse diálogo mulher e delegacia. Colocar a polícia na palma da mão dessa mulher”, explicou.

O delegado Silvério Rocha Aguiar também participou da reunião e felicitou a Ana pela iniciativa. Ele destacou que o trabalho da delegacia é fruto de uma atuação conjunta realizada pela equipe e solicitou apoio da Câmara na realização de melhorias para a delegacia regional.

Os parlamentares agradeceram a participação do deputado e da escrivã e sugeriram proposições para discutirem as pautas no contexto pontenovense.

Estradas e saneamento

Na oportunidade, o deputado abordou sobre outros assuntos de interesse público que estão em discussão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), como a privatização da rodovia entre o trevo de Rio Casca até a BR-040, em Nova Lima, e a proposta de regionalização dos serviços de saneamento básico.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 24 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a orientação da Divisão de Comunicação