Crise na saúde em Viçosa sobrecarrega hospitais em PN, alerta vereadora

por Mateus Pires publicado 19/09/2023 18h25, última modificação 19/09/2023 18h25
Crise na saúde em Viçosa sobrecarrega hospitais em PN, alerta vereadora

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 18/09/2023

A falta de atendimento em hospitais de Viçosa já afeta unidades de saúde em Ponte Nova, segundo a vereadora Suellenn Fisioterapeuta. Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (18), ela relatou aumento da demanda de pacientes no pronto socorro do Hospital Arnaldo Gavazza.

“Na semana passada, já apareceram inúmeras pessoas de Viçosa que deveriam ser atendidas na atenção básica de saúde. Elas foram ao hospital [em Viçosa], o pronto socorro não está prestando este atendimento e fala que têm que vir para o Hospital Arnaldo Gavazza”, conta Suellenn.

Ainda de acordo com a vereadora, há casos de pacientes que chegam a mentir sobre o município em que moram para ser atendidos na unidade de saúde em Ponte Nova. “Uma coisa muito grave que está acontecendo também é que as pessoas estão falsificando endereço, colocando como se estivessem morando em Ponte Nova”.

Preocupada com o estado em que o serviço de saúde no Município se encontra, Suellenn alertou que a situação pode se agravar ainda mais, já que o Hospital São João Batista, em Viçosa, tem possibilidade de ser fechado por completo.

“Nessa semana, fechou novamente mais 10 leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e tem o risco iminente de fechamento total do Hospital São João Batista. E isso vai acarretar vários problemas para o atendimento dos hospitais aqui do nosso Município”, avalia.

Suellenn afirmou que os hospitais de Ponte Nova já lidam com uma grande demanda de atendimentos da população da microrregião e macrorregião de saúde. A vereadora considera que as unidades não têm condições de receber mais pacientes da microrregião de Viçosa.

“Infelizmente, nós não temos condições físicas, também, de atender essa demanda da população de Viçosa. É imperativo que abordemos essa situação com muita seriedade. [...] Devemos convocar o Poder Executivo da nossa cidade e os diretores dos nossos hospitais para uma discussão urgente sobre como enfrentar essa crise”, propõe.

Transporte coletivo no Paraíso

A vereadora destacou que recebe reclamações de moradores do bairro Paraíso quanto aos horários do transporte coletivo que atendem ao local. Ela disse que já solicitou as modificações ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e à Viação São Jorge Auto Bus.

“Nós tivemos a resposta [...] da Vanise [diretora do Demutran]. Infelizmente, não tem como fazer essa mudança. Perguntei ao Flavinho [representante da Viação São Jorge], ele falou assim: Suellenn, está muito difícil, porque a demanda está sendo muito pouca. Eu falei: é claro que vai ser pouca, os horários que vocês colocaram não são os horários que aquelas pessoas necessitam”, conclui.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.