Construção da ETE e plano de carreira de servidores são temas da Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/09/2023 18h22, última modificação 26/09/2023 18h22
O cidadão Lauro Leite Carvalho pediu apoio da Câmara em relação aos transtornos que a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Rasa, vem causando para sua propriedade; Denise Aparecida Moura (Tia Denise), presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ponte Nova (Sindserp), solicitou uma análise aprofundada para a construção do plano de carreira dos servidores
Construção da ETE e plano de carreira de servidores são temas da Tribuna Livre

Lauro e Tia Denise durante o uso da Tribuna Livre do dia 21/09/2023

Na Reunião Plenária da última quinta-feira (21), a Tribuna Livre foi utilizada por dois cidadãos: Lauro Leite Carvalho abordou os transtornos causados com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); e Denise Aparecida Moura (Tia Denise), presidente do Sindserp, apresentou problemas dos trabalhadores e pediu uma análise aprofundada do plano de carreira dos servidores públicos do Município.

Implantação da ETE

As problemáticas envolvidas na implantação da ETE no bairro Rasa foram abordadas por Lauro. Ele afirmou que a construção foi realizada por meio de documentações falsas e vem causando transtornos para sua propriedade, como com relação ao deslocamento e à abertura de porteiras, que acarretam na fuga de bovinos.

Além disso, ele repudiou o descarte de cascalho em sua propriedade, apresentou a documentação de outorga do uso de recursos hídricos, boletins de ocorrências e outras documentações.

“Teve uma época, durante as obras, que eles jogaram a porteira no chão, eu tenho fotos. [...] Gado fugindo, um desrespeito total. [...] A gente se sente lesado, injustiçado, eu fui humilhado. [...] Sinceramente, eu estou começando a ficar apavorado, sem dormir, fiquei assim, praticamente nesses dois anos, é uma tortura”.

A mãe de Lauro, que também estava no plenário, Beatriz Leite Carvalho, responsável pela Fazenda Gravatá, pediu uma trégua na realização das obras e o fechamento das porteiras durante o dia, para evitar a fuga de animais.

“Nós queremos, na verdade, é que vocês interfiram junto à Prefeitura, até que eu possa vender tudo. [...] Porque está impossível de trabalhar, meus dois funcionários estão estressadíssimos, não estão aguentando mais. [...] Que vocês interfiram para que nos deem trégua, enquanto eu não venda tudo e acabe com tudo, e dispense os funcionários, [...] que fechem as porteiras durante o dia para que não haja transtornos”, salienta Beatriz.

Os vereadores se propuseram a ajudar a família, para que eles pudessem conversar com o prefeito, Wagner Mol, e assim chegarem a um denominador comum. Todavia, pontuaram que acreditam não ser possível a paralisação das obras, e que essa problemática é de competência do Poder Judiciário.

Plano de carreira

Uma análise aprofundada para a construção do plano de carreira dos servidores foi defendida por Denise Aparecida Moura (Tia Denise). Ela esclareceu que a essa mobilização para comparecimento à Reunião Plenária foi deliberada em uma assembleia do Sindicato.

Os sindicalizados reivindicam melhorias no plano de carreira dos servidores do Executivo e pedem uma análise com mais cautela dos valores – tendo em vista que por decisão judicial em 90 dias deveria ser estipulado o plano de carreira. Além disso, ela disse que os trabalhadores repudiam a redução de R$ 9,50 para R$ 9,00 no auxílio alimentação.

“O nosso desejo é para todos, 90 dias não dá tempo. Mas por que a Administração, ao invés de convidar para um diálogo, para a gente homologar um acordo do processo, ver qual prazo possível para isso, entrou com recurso protelatório? Desnecessariamente. E não foi por falta do Sindicato pedir e cobrar”, salienta Denise.

Na Sessão, estiveram presentes servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria Municipal de Obras (Semob) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os servidores ainda enfatizaram que na reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ do dia 19 deste mês estiveram presentes quatro secretários do Executivo, que enfatizaram não haver dinheiro para o pagamento do piso salarial. Todavia, nenhum representante dos servidores foi convidado.

Após a participação, o presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) propôs uma reunião entre o Sindicato, a Câmara e representantes do Executivo.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 21 de setembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.