Condições precárias de presos na delegacia são denunciadas pelo vereador Montanha

por Imprensa — publicado 04/06/2020 18h30, última modificação 13/10/2020 17h52
O parlamentar também voltou a defender a reabertura das academias em Ponte Nova

O vereador Montanha (MDB) voltou a defender a reabertura das academias em Ponte Nova. Na Palavra Livre da reunião extraordinária dessa segunda-feira (1º) ele chamou a atenção para as dificuldades financeiras que os proprietários desses estabelecimentos estão enfrentando e o risco de os funcionários perderem os empregos.

“Venho aqui suplicar, pedir para o prefeito levar ao conhecimento do Ministério Público que as academias estão morrendo. Os donos de academia estão pagando aluguel com a academia fechada. [...] Os supermercados cheios, rua cheia, praça lotada, e as academias [...] têm os critérios [...] para amenizar a situação, ou seja, a higienização, higienizar os aparelhos”, destacou.

“O objetivo aqui é amenizar o risco de perda e fechamento das academias, porque vai gerar um desemprego em Ponte Nova imensurável. [...] Academia é importante, esporte é saúde. A pessoa que pratica esporte fica mais resistente a tudo”, afirmou o vereador.

Montanha também apresentou informações sobre as condições precárias que os detentos alocados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponte Nova estão enfrentando. O vereador encaminhou a denúncia ao presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Ponte Nova para que seja feita a apuração.

“Os que vão preso à noite, durante a semana, ou em flagrante, enquanto elas estão à disposição da Justiça ficam na cela lá na delegacia, que não é de fato atividade da Polícia Civil. Ficam lá sem banheiro, sem bebedor, uma cela de menos de três metros quadrados. [...] Tem final de semana lá que ficam quatro, cinco, sete e até oito pessoas, em pé, com esse frio todo. Inclusive, hoje na parte da manhã teve um senhor lá que estava com tosse. Nós estamos numa situação de pandemia”, ressaltou.

O vereador explicou que pelo fato do presídio de Ponte Nova não estar recebendo novos detentos por conta da pandemia, a segurança pública do Estado está deslocando os presos para Ipatinga e custeando as despesas com as viaturas e as diárias dos agentes. Montanha sugeriu que o prédio perto da delegacia seja usado para esse fim, já que possui estrutura com cela com banheiro e chuveiro. “Não estou defendendo bandido, mas defendo sim o ser humano”, concluiu.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Montanha na Palavra Livre está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.