Comunidades rurais têm melhorias em serviços públicos, destaca vereador

por Mateus Pires publicado 02/08/2022 18h02, última modificação 02/08/2022 18h02
Os avanços na saúde e no transporte público foram comentados pelo vereador Zé Osório (PSB) durante a reunião dessa segunda-feira (1º)
Comunidades rurais têm melhorias em serviços públicos, destaca vereador

Zé Osório (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 01/08/2022

As melhorias nos serviços de saúde e de transporte público para duas comunidades rurais de Ponte Nova foram destaque na participação do vereador Zé Osório (PSB) na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (1º).

Nesta terça-feira (2), segundo o parlamentar, estava previsto o início do atendimento médico na comunidade do Morro Grande. “Amanhã vai acontecer um fato importante para mim na comunidade do Morro Grande. Pela primeira vez, vai um médico atender na comunidade do Morro Grande amanhã”, celebrou e, em seguida, agradeceu a todos os envolvidos na conquista.

O parlamentar lembrou que os moradores da localidade também são atendidos no Posto de Atendimento Médico (PAM). Por isso, viabilizou junto ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e à empresa do transporte público a alteração do horário do ônibus que atende a comunidade. O objetivo foi conciliar os horários dos dois serviços.

Gentio

Osório fez um breve histórico das ações que resultaram em melhorias para a comunidade do Gentio, como o fornecimento de energia elétrica para o Centro Comunitário e a construção de um poço artesiano. Durante a Palavra Livre, ele comemorou o retorno da linha de ônibus que atende a localidade.

“Conseguimos, também, levar um ônibus para o Gentio, que já tinha mais de quatro meses que lá não tinha ônibus. Conseguimos um acordo com o Flavinho da São Jorge e com o Lucas [DEMUTRAN] e fomos lá, colocamos uma linha de ônibus agora do Gentio, passando por Sesmaria até a cidade”, disse.

Ele afirmou que, em breve, um dos ônibus do transporte público que atende ao distrito do Vau-Açu também passará pela comunidade de Santa Helena.

Requerimentos

O vereador ressaltou três Requerimentos aprovados na sessão. Em um deles, Osório solicita informações sobre o início do funcionamento do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro São Geraldo.

“Hoje está lá o PSF no ponto de funcionar. A gente quer saber essas informações para quando é a previsão dele funcionar, se essa equipe está sendo formada já. Então, assim, é de grande ansiedade que tem o povo do São Geraldo, expectativa para ver aquele PSF funcionar”, justificou.

Em outro documento, ele deseja saber sobre o acordo entre o Município e o Ministério Público para colocação de energia elétrica na comunidade Vilela. “Algumas casas lá estão fora da área de APPs [Áreas de Preservação Permanente], e a gente quer saber se a Prefeitura, segundo a Sandra Brandão tinha me falado, nossa secretária de Planejamento, tinha tido uma reunião com o Ministério Público e nós teríamos notícias”.

Por fim, o parlamentar disse que aguarda detalhes em relação ao serviço de patrolamento e encascalhamento da estrada da Fazenda Velha, no Distrito do Vau-Açu e da estrada ao lado da capela da comunidade Santa Helena e parte da estrada do Bom Será. “A gente espera que ela possa está fazendo esse serviço nas comunidades, que estão todas em linha reta ali: Santa Helena, Bom Será”.

Quadra no bairro São Geraldo

Durante a sua manifestação, o vereador citou que a iluminação da quadra do bairro São Geraldo é um compromisso do prefeito. “Segundo a CIMVALPI [Consórcio Intermunicipal Multissetorial Vale do Piranga] informou, só está aguardando autorização da Prefeitura para poder fazer a obra de iluminação lá, como também da extensão de rede da rua Maria Ignácia de Almeida, no bairro Nova Copacabana”, contou.

Servidores

Por fim, Osório defendeu a regulamentação do processo de readequação de servidores municipais que, por necessidade, não podem mais desenvolver as atividades atribuídas ao cargo quando foram aprovados em concurso público.

O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.